Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Tese de professora é premiada pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional
Início do conteúdo da página

Tese de professora é premiada pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional

Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 13h26 | Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 13h26 | Acessos: 1868

A professora Ana Luísa Carvalho Furtado recebeu o Prêmio Odelar Leite Linhares da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) pela sua tese de doutorado, realizada na UFRJ, sob orientação das professoras Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (Coppe/UFRJ) e Simone Dantas de Souza (IME-UFF). Parte de sua tese foi desenvolvida na Université Grenoble Alpes (França) sob a orientação do professor Sylvain Gravier.

O prêmio é entregue à melhor tese de doutorado na área de Matemática Aplicada e Computacional desenvolvida no Brasil no período de 1º de abril de 2017 a 31 de março de 2018. Ana Luísa é professora de Matemática do campus Itaguaí e membro do grupo de pesquisa em Algoritmos, Complexidade e Modelagem Computacional do Cefet/RJ. Em sua tese, Ana Luísa abordou Jogos Combinatórios em Grafos.

– Esse é um prêmio muito importante não só para a UFRJ, mas para o Cefet/RJ, considerando a visibilidade que o Brasil ganhou esse ano com a realização do International Congress of Mathematicians 2018 (ICM 2018), o congresso mais importante do mundo da área de matemática – destaca a professora Celina.
Além do ICM, outros eventos serão realizados para o público de matemáticos. Ana Luísa destaca o Latin American Workshop on Cliques in Graphs, que será realizado no campus Maracanã do Cefet/RJ nos dias 9, 10 e 11 de agosto, com a organização local dos professores Pedro Henrique, Diego Brandão e Raphael Machado, do Programa de Pós-graduação em Computação (PPCIC), e Helder Venceslau, do Departamento de Matemática do Cefet/RJ. Fazem parte do comitê também as professoras Celina (Coppe/UFRJ), Diana Sasaki (Uerj) e o pesquisador Luís Felipe Ignácio Cunha (Coppe/UFRJ).

A entrega do prêmio ocorrerá durante o Congresso Brasileiro de Matemática Aplicada e Computacional na cidade de Campinas, no período de 17 a 21 de setembro de 2018. 

Fim do conteúdo da página