Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do Cefet/RJ campus Itaguaí entrevista professor da Universidade da Pensilvânia
Início do conteúdo da página

Aluno do Cefet/RJ campus Itaguaí entrevista professor da Universidade da Pensilvânia

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 12h38 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 12h41 | Acessos: 2276

Em agosto de 2019, em sua passagem pelo Brasil, o professor Suresh Canagarajah, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, visitou a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, para ministrar o minicurso Pedagogical Possibilities for Decolonizing English Teaching (Possibilidades pedagógicas para o ensino decolonial de língua inglesa) e a palestra Translingualism as a Resistant Practice in Neoliberal Times (Translinguismo como prática de resistência em tempos neoliberais). O evento é parte do Projeto Nacional de Letramentos e Formação de Professores e foi organizado pela UFRRJ, em parceria com o Cefet/RJ e a UFRJ.

Suresh Canagarajah é professor da área de linguística aplicada, língua inglesa e estudos asiáticos na Universidade da Pensilvânia. Sua pesquisa abrange inglês no mundo e ensino de inglês para falantes de outras línguas. Canagarajah trabalha com as noções de translinguismo e imperialismo linguístico. Seu livro, Translingual Practice, venceu o prêmio de melhor livro da Associação Americana de Linguística Aplicada.

Em sua passagem pela UFRRJ, o professor Canagarajah concedeu uma breve entrevista ao estudante Kenzo Ichimura, do curso técnico em Mecânica do Cefet/RJ campus Itaguaí. No bate-papo, Kenzo perguntou ao professor sobre as questões de linguagem diante da recente crise dos refugiados e do crescimento econômico da China. Eles também abordaram o uso da língua inglesa de forma global e o consequente desaparecimento de linguas e dialetos no mundo. 

Kenzo desenvolve pesquisas em língua estrangeira, sob a orientação da Prof.ª Dra. Renata de Souza Gomes, no projeto de pesquisa Multiletramentos e Transculturalidade, do campus Itaguaí, e tem interesse em desenvolver pesquisa na área de fonética e fonologia da língua inglesa.

Clique no link para ler a transcrição completa da entrevista em inglês e português.  

Fim do conteúdo da página