Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto da Uned Itaguaí é contemplado com emenda parlamentar
Início do conteúdo da página

Projeto da Uned Itaguaí é contemplado com emenda parlamentar

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 14h32 | Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 14h43 | Acessos: 671

A Uned Itaguaí do Cefet/RJ foi contemplada com R$ 400 mil reais através da aprovação de uma emenda parlamentar para ampliação da infraestrutura do Laboratório de Sistemas Térmicos para pesquisa em microdispositivos.

O projeto aprovado pertence ao Grupo de Pesquisa em Ciências Térmicas em Micro e Macroescala (CTM²E), formado pelos professores da Uned Itaguaí Ana Luísa Carvalho Furtado, Daduí Cordeiro Guerrieri, Marcos Filardy Curi, Jeziel da Silva Nunes e José Luiz Zanon Zotin.

Resumo do projeto:

O projeto visa à ampliação da infraestrutura já existente do Laboratório de Sistemas Térmicos da Uned Itaguaí do Cefet/RJ, por meio da aquisição de equipamentos (microfresadora CNC, câmera termográfica FLIR e computador de alta performance), insumos (kit de microfresas e outros) e softwares (COMSOL e Mathematica).

Clique aqui para ver o resultado final do Edital de Emendas 2021-2022.

Entenda o que é uma emenda parlamentar

Conforme a Constituição, a emenda parlamentar é um instrumento utilizado pelo Poder Legislativo (municipal, estadual ou federal) para alterar os recursos do orçamento apresentado pelo Poder Executivo. É através da aprovação de emendas que os deputados federais e senadores realizam, por exemplo, a destinação de verbas públicas do Orçamento da União para iniciativas de entidades públicas e particulares que possam trazer retorno significativo para a sociedade.

Fim do conteúdo da página