Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do campus Maracanã são premiados na OBA 2015
Início do conteúdo da página

Alunos do campus Maracanã são premiados na OBA 2015

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 13h03 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 17h29 | Acessos: 4231

Onze alunos do campus Maracanã foram premiados na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2015 (OBA 2015). Quatro conquistaram medalha de ouro, cinco, de prata e dois, de bronze. A competição contou com a participação de 27 alunos do campus.

Na avaliação do professor André Couto, que coordenou a atividade, além da conquista de boas colocações em nível nacional, o resultado foi positivo “por ter desenvolvido nos alunos o gosto por novos conhecimentos”. Como enfatiza Couto, a participação na olimpíada é uma atividade voluntária.

Aluno do primeiro ano do curso técnico em Mecânica, Pedro Prado estreou na olimpíada este ano e já conquistou medalha de ouro. Assim que ficou sabendo da competição, em sala de aula, Pedro começou a se preparar. “Eu já gostava de Física e Astronomia. A olimpíada serviu para aprofundar meus conhecimentos”, conta.

Na avaliação de Pedro, a medalha é a confirmação de que o conhecimento adquirido ultrapassou o nível exigido em ambiente escolar. “Para fazer uma olimpíada científica, deve-se pensar nas questões de maneira criativa, ‘pensar fora da caixa’. Por isso a medalha é tão gratificante.”

O interesse pela Astronomia do estudante do segundo ano do curso técnico em Mecânica Felipe Aleixo começou ainda na infância, mas a primeira participação na OBA, em 2014, tornou-o “mais sério”. “Comecei a pesquisar mais sobre o assunto na Internet, até que encontrei o texto de um famoso astrônomo do século XX, Carl Sagan, intitulado ‘O pálido ponto azul’. As palavras de Sagan me incentivaram a ler mais e mais e, a cada palestra nova, a cada livro novo, as coisas ficavam mais nítidas.”

A dedicação foi coroada com a conquista da medalha de ouro na OBA 2015, reconhecimento que, para Felipe, vai além do sentido acadêmico. “A Astronomia faz parte da minha concepção de vida, afinal é uma ciência que lida tanto com questões de cunho exclusivamente científico, quanto de cunho social. Ganhar essa medalha representa não apenas uma vitória acadêmica, mas também pessoal, pelo que a Astronomia representa pra mim”, afirma.

  

Alunos do campus Maracanã premiados na OBA 2015

Ouro

Bárbara Garcia Maria

Felipe Aleixo dos Santos Couto

Italo Gonçalves Sant'Ana Paiva

Pedro da Silva Prado

 

Prata

Matheus Costa Stutz de Matos

Hagi Lucas Silva Lima

Gustavo Magalhães Pinto

Diego Menezes de Oliveira

Anna Carolina da Silva Calheiros de Mendonça

  

Bronze

Allan Patusco das Santos

Pedro Xavier Paulino

 

 

Fim do conteúdo da página