Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do ensino médio/técnico vivenciam integração com universidades
Início do conteúdo da página

Alunos do ensino médio/técnico vivenciam integração com universidades

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 12h02 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 12h18 | Acessos: 3047

Dois alunos do ensino médio/técnico do Cefet/RJ vivenciaram novas experiências acadêmicas em instituições de ensino superior no exterior e no país. Felipe Aleixo e Ítalo Gonçalves Santana Paiva, que estão cursando o quarto e último ano de Mecânica, passaram as férias de julho estudando em universidades. Felipe ficou duas semanas na Universidade de Yale, na cidade de New Haven, nos Estados Unidos, realizando diversas atividades nas áreas da Engenharia e Ciências Aplicadas. Já Ítalo foi estudar no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e esteve durante uma semana em São Carlos, no interior paulista, realizando curso na Escola de Física Contemporânea.

Alunos do ensino médio/técnico, Felipe Aleixo (à esquerda) e Ítalo Paiva (à direita) vivenciaram experiências em universidades


O curso na USP teve 30 formandos e o trabalho de conclusão feito por Ítalo foi aprovado em quarto lugar. “As matérias que fiz no técnico do Cefet/RJ me auxiliaram muito a ter um bom aproveitamento, pois nosso currículo é bastante amplo”, avaliou o estudante de Mecânica. O objetivo do curso da USP é ampliar os horizontes dos alunos interessados em Física e nas discussões sobre ética no cenário atual da ciência. Ítalo conta que utilizou equipamentos nos laboratórios da Escola de Física Contemporânea que são considerados os mais avançados e caros do país. “Em São Carlos também aprendi ser possível ter uma vida voltada para a pesquisa”, afirma Ítalo Paiva.

 Para participar do Yale Young Global Scholars, Felipe concorreu com cinco mil inscritos de diversos países e foi um dos 200 selecionados. Além das palestras e seminários, o aluno do Cefet/RJ também desenvolveu um projeto de conclusão de curso que foi apresentado em inglês para um auditório lotado. “Foi um aprendizado muito enriquecedor, tanto no nível acadêmico quanto no pessoal, pois tive contato com alunos de todo o mundo”, conta Felipe. Ele ficou morando no campus da universidade entre 9 e 22 de julho e recebeu uma bolsa de estudos no valor de seis mil dólares, preço cobrado pelo curso. O site oficial do programa é http://globalscholars.yale.edu/.

 

O site do Instituto de Física da Universidade de São Paulo é https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/ e o da Escola de Física Contemporânea (EFC) é http://www.ifsc.usp.br/efc/.

 

Fim do conteúdo da página