Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação recebe nota 5 da Capes
Início do conteúdo da página

Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação recebe nota 5 da Capes

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 19h29 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 19h29 | Acessos: 2425

Os cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Cefet/RJ conseguiram atingir a nota 5 na avaliação quadrienal da Capes. É a primeira vez na instituição que um programa de pós-graduação consegue chegar a esse patamar. “Essa avaliação extremamente positiva só foi possível por termos um conjunto de professores comprometidos com a pesquisa e a pós-graduação”, avalia o coordenador do PPCTE, professor Álvaro Chrispino.

O objetivo do PPCTE é formar pesquisadores na área de Ensino de Ciências e Matemática em temáticas transdisciplinares. Também visa pesquisar e promover experiências educacionais no campo das ciências naturais e da tecnologia, sempre a partir de uma perspectiva transdisciplinar. O mestrado acadêmico em Ciência, Tecnologia e Educação foi criado em 2010. “Antes de concluir o triênio, conseguimos autorização para abrir o doutorado”, conta Chrispino. Ao passar para a nota 4, o PPCTE abriu o curso de doutorado e, agora, na primeira avaliação com os dois cursos, atinge a nota 5. “Há poucos programas similares com nota 5 no país e, nesse conjunto, nossa posição é das melhores”, afirma o coordenador.

Até o momento, duas teses doutorais já foram defendidas. Álvaro Chrispino ressalta que, dentre os onze programas com nota 5 no país, o PPCTE se destaca como o segundo em termos de produção acadêmica qualificada por docente. “Nesse grupo seleto de programas de pós-graduação, está o Cefet/RJ, o que reafirma o sucesso de um projeto coletivo com capacidade de envolver nossos professores”, observa o coordenador.

Fim do conteúdo da página