Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ sedia IV Encontro de Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ sedia IV Encontro de Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 14h51 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 15h03 | Acessos: 1886

Com o objetivo de gerar subsídios para um planejamento estratégico dos programas e identificar oportunidades de parcerias entre as universidades envolvidas, foi realizado, no Cefet/RJ, nos dias 14 e 15 de setembro, o IV Encontro Nacional de Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção (IV ENPPEPRO). Organizado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO), o evento contou com a participação da diretoria da entidade na solenidade de abertura – representada pelos professores Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa (PUCPR/UTFPR), Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti (USP), Helder Gomes Costa (UFF) e Osmar Possamai (UFSC) – e também com a presença do diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves.

O primeiro painel, intitulado “História da pós-graduação em Engenharia de Produção no país”, contou com a presença de dois professores da PUC-Rio, Silvio Hamacher e Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo. Na parte da tarde, aconteceu a mesa-redonda “Prospecção sobre doutorado profissional”, com o pró-reitor de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pedro Teixeira Lacava, e os professores Flavio Fogliatto (UFRGS) e Osvaldo Quelhas (UFF). Em seguida, o coordenador da Área Engenharias III da Capes, Helcio Rangel Barreto Orlande, realizou palestra sobre a avaliação quadrienal. A última palestra do dia foi com o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Jorge Guimarães, que abordou o tema “A EMBRAPII e a pesquisa industrial e inovação no Brasil”.

O segundo dia do evento teve início com a palestra “Avaliação de inovação tecnológica pelo CNPq”, realizada por Reinaldo Castro Souza, membro do comitê de assessoramento do CNPq da área de Engenharia de Produção e de Transportes. Em seguida, aconteceu a mesa-redonda “Mapeamento de redes de pesquisa”, com os professores Adiel Almeida (UFPE) e Lucila Campos (UFSC). A próxima mesa reuniu os coordenadores dos programas de pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Cefet/RJ, Diego M. A. Carvalho, e em Sistemas de Gestão da UFF, Osvaldo L. G. Quelhas, que abordaram o tema “Experiências de Coordenadores de PPGs em Engenharia de Produção”.

A última atividade do IV Encontro de Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção foi a apresentação dos resultados de cinco Grupos de Trabalhos, que discutiram temas como “consistência do Qualis” e “estruturação do problema de avaliação da Engenharia de Produção”.

A Comissão Organizadora do evento contou com participação de três professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Cefet/RJ: Diego Carvalho, Cristina Gomes Souza e Augusto Reis.

 

Acesse aqui informações sobre o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Cefet/RJ.

Acesse a programação do IV ENPPEPRO.

Fim do conteúdo da página