Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ex-alunos do ensino técnico ministram palestra sobre internacionalização
Início do conteúdo da página

Ex-alunos do ensino técnico ministram palestra sobre internacionalização

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 14h40 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 14h43 | Acessos: 1900

Do sonho de trabalhar com Moda à aprovação no curso de Ciências Políticas da universidade francesa Sciences Po, a trajetória da estudante Clara Couto não era nada previsível. Ex-aluna do curso técnico em Edificações do Cefet/RJ, Clara foi vivenciando diferentes oportunidades que apareceram na instituição até tomar a decisão de se voltar para a área de Ciências Sociais e estudar no exterior. O marco decisivo foi a participação no modelo diplomático para as escolas públicas criado pelo Cefet/RJ, o MODOW.

As histórias de Clara e de dois ex-alunos do curso técnico em Mecânica, Felipe Aleixo e Pedro Xavier Paulino, foram compartilhadas com um auditório lotado. A atividade, realizada no dia 20 de junho, teve o objetivo de possibilitar a interlocução dos egressos da instituição com estudantes interessados em estudar em universidades estrangeiras.


Os ex-alunos Pedro Paulino, Felipe Aleixo e Clara Couto, acompanhados pelo professor Wagner de Souza e pelo vice-diretor, Mauricio Motta


Felipe Aleixo aconselhou os presentes a sempre buscar informações e apoio. “É um mito afirmar que apenas gênios conseguem chegar lá”, disse. Assim como Clara, Felipe viu o desejo de estudar no exterior surgindo aos poucos. A participação na 22ª QUANTA, na Índia, em 2016, foi que o levou a pensar seriamente no assunto. Em 2017, Felipe participou do programa Yale Young Global Scholars, da Universidade de Yale, em um curso de férias de duas semanas. Nesse momento, já havia decidido estudar em uma universidade estrangeira e dedicou-se para conseguir a vaga no curso de Engenharia Mecânica da Columbia University.

“Sonhe alto e tenha a noção clara de como concretizar seus objetivos”, recomendou Pedro Paulino. À diferença dos outros dois estudantes, Pedro já planejava estudar nos Estados Unidos desde o ensino fundamental, quando ainda morava no interior de Minas Gerais. A mudança para o Rio de Janeiro no nono ano do ensino fundamental, o ingresso no Cefet/RJ, bem como o apoio acadêmico e emocional de professores e amigos foram alimentando o sonho e contribuindo para que chegasse ao curso de Economia e Matemática Aplicada da universidade de Harvard.

A palestra foi organizada pelo professor de Física Wagner de Souza. “Esses três estudantes ocuparam as mesmas cadeiras em que vocês estão hoje, são exemplos nos quais vocês podem se mirar”, disse o professor ao público. O vice-diretor do Cefet/RJ, Mauricio Motta, também presente, afirmou que a instituição tem investido muito na internacionalização e já está elaborando projetos que contemplam também os estudantes do nível técnico.

Fim do conteúdo da página