Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ex-aluna de Meteorologia realiza palestra sobre mudança climática e desenvolvimento sustentável
Início do conteúdo da página

Ex-aluna de Meteorologia realiza palestra sobre mudança climática e desenvolvimento sustentável

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h28 | Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h30 | Acessos: 1223

“Da meteorologia à sustentabilidade: a importância da prática da multidisciplinaridade”. Esse é o título da palestra que foi realizada pela ex-aluna do curso técnico em Meteorologia Alissa Araújo Benchimol, no último dia 11, no Auditório 2 do campus Maracanã. O evento, organizado pela Coordenação de Meteorologia, contou com a presença de cerca de 110 pessoas, entre alunos e professores.

Em sua fala, Alissa – graduada em Administração de Empresas na Lindenwood University e mestre em Ciências da Sustentabilidade na Saint Louis University, ambas no estado do Missouri, Estados Unidos – explorou a importância da interdisciplinaridade nas áreas ligadas aos estudos de clima, mudança climática e práticas no desenvolvimento sustentável. A complexidade de conectar diferentes disciplinas e linguagens usadas por profissionais de diversas carreiras com distintos objetivos também foi discutida.

 

     

 

Alissa Benchimol possui ampla experiência como técnica em meteorologia e, atualmente, trabalha com cálculos de gases de efeito estufa e acesso a energia em países em desenvolvimento. Na palestra, a ex-estudante do Cefet/RJ também mostrou que, em estudos climáticos que alertam para a ação emergencial para resiliência ambiental e humana, a capacidade de traduzir a linguagem científica e acadêmica para a compreensão de públicos amplos e diversos torna-se uma habilidade essencial para profissionais que buscam conectar diferentes disciplinas e direcionar políticas que beneficiam o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Alissa formou-se em 2009 no Cefet/RJ e, atualmente, trabalha no Water-Energy Program Coordinator – The Climate Registry como coordenadora de implementação do programa de registro de emissões de gases do efeito estufa relacionadas ao nexo de água e energia para o estado da Califórnia, Estados Unidos. Também atua como consultora no Energy Poverty Consultant – Let There Be Light International em projetos e pesquisa em acesso básico a energia em países em desenvolvimento, como Uganda e Malawi, por meio de lanternas individuais e painéis solares.

 

Fim do conteúdo da página