Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunas do Cefet/RJ conquistam as primeiras colocações em jornada de Jovens Talentos da FAPERJ
Início do conteúdo da página

Alunas do Cefet/RJ conquistam as primeiras colocações em jornada de Jovens Talentos da FAPERJ

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 21h26 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 12h15 | Acessos: 3065

A última etapa da XX Jornada do Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ ocorreu no dia 10 de dezembro na Uerj, em comemoração aos 20 anos do programa. As alunas Ana Carla Machado Alves e Júlia do Carmo Aranha, do curso técnico em Edificações do campus Maracanã, apresentaram seus pôsteres e venceram a primeira e a segunda colocações na área de Ciências Exatas, com projetos sobre jogos etnomatemáticos e investimentos financeiros para alunos do ensino médio.

Durante a abertura, o coordenador do programa, Jorge Belizário, destacou a importância do Jovens Talentos e deu exemplos de egressos do programa que, atualmente, estão cursando doutorado em diversas áreas e trabalhando com ensino e pesquisa. O programa destina-se à concessão de bolsas de pré-iniciação científica para estudantes do ensino médio da rede pública que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia. As atividades são desenvolvidas nos laboratórios das instituições científicas conveniadas, sob a orientação de pesquisadores.

Segundo informações do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC), foi firmado um acordo com o coordenador do programa, Jorge Belizário, para a aquisição de oito bolsas para a instituição. Para o ano de 2020, seis novas bolsas serão disponibilizadas para os outros campi do Cefet/RJ. Além disso, o campus Maracanã será um dos polos que irão sediar a XXI Jornada do Programa Jovens Talentos para a Ciência.

Confira, abaixo, os projetos do Cefet/RJ vencedores na XX Jornada Jovens Talentos:

 

1° lugar na área de Ciências Exatas (2019)

Projeto: Explorando a matemática em jogos etnomatemáticos

Aluna bolsista: Ana Carla Machado Alves (curso técnico em Edificações)

Professor orientador: Wellington Tatagiba de Carvalho (Coordenação de Matemática)

 

2° lugar na área de Ciências Exatas (2019)

Projeto: Introdução à educação financeira e tipos de investimentos para alunos do ensino médio

Aluna bolsista: Júlia do Carmo Aranha (curso técnico em Edificações)

Professor orientador: Wellington Tatagiba de Carvalho (Coordenação de Matemática)

Professor colaborador: Diogo Dantas de Sousa (Coordenação de Matemática)

 

 

Fim do conteúdo da página