Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Seminário debateu inclusão de pessoas com deficiência
Início do conteúdo da página

Seminário debateu inclusão de pessoas com deficiência

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2015, 15h29 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 17h18 | Acessos: 2942

O desafio de se colocar no lugar do “outro”, quebrando preconceitos e se sensibilizando para a realidade das pessoas com deficiência, foi lançado à comunidade do Cefet/RJ pelo Seminário Vi, Ouvi, Falei!! O evento, realizado no campus Maracanã nos dias 12 e 13 de agosto, foi promovido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) da instituição.

A coordenadora do Napne no Cefet/RJ, Márcia Albuquerque, espera que o seminário tenha levado o público “a questionar, refletir e, sobretudo, participar de forma espontânea e lúdica da realidade das pessoas com deficiência”. De acordo com Márcia, o evento também teve como um de seus objetivos demostrar como os meios interativos podem contribuir para a inclusão social.

O papel desempenhado pela tecnologia foi exemplificado por projetos desenvolvidos no Cefet/RJ, como a cadeira de rodas acionada por comando de voz e o Tecnoboné, dispositivo que auxilia pessoas com deficiência visual a identificar obstáculos situados na altura da cabeça. Os protótipos foram desenvolvidos por alunos do curso técnico em Automação Industrial do campus Maria da Graça.

Na conferência de abertura do seminário, o membro do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência (CONADE), Janilton Lima, traçou um panorama histórico demonstrando que “há 2.500 anos, o hábito é esconder, negar as pessoas com deficiência”.

 Para o conselheiro, “são situações como essa [o seminário] que mudam as coisas”. Lima mencionou como exemplo a lei brasileira de inclusão das pessoas com deficiência, promulgada há pouco mais de um mês. “Essa lei não caiu do céu, veio de baixo para cima, com o envolvimento das pessoas para a melhoria da qualidade de vida de todos.”

A abertura do seminário contou com a apresentação da companhia de dança Corpo e Movimento. Formada pela Associação Nitoroiense de Pessoas com Deficiência (Andef), a companhia trabalha com dança inclusiva, reunindo bailarinos cadeirantes e andantes. O grupo já se apresentou em importantes eventos, como os Jogos Paralímpicos de Sydney 2000, os Jogos Parapan-americanos Rio 2007, a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, e a final da Copa das Confederações 2013.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

 

Fim do conteúdo da página