Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ex-aluna do Cefet/RJ transforma geladeira em biblioteca colaborativa
Início do conteúdo da página

Ex-aluna do Cefet/RJ transforma geladeira em biblioteca colaborativa

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 19h13 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 20h12 | Acessos: 2542

Para os amantes da leitura, o pátio azul do campus Maracanã ganhou uma novidade: a Gelateca, uma geladeira-biblioteca. Instalada ao lado das escadas, no térreo do Bloco E, a Gelateca tem como objetivo permitir que alunos, servidores e todos que passem pelo local tenham livre acesso aos livros disponíveis, seguindo somente a regra, que está escrita na porta da geladeira, de deixar um livro e pegar outro. A previsão da coordenação do Clube de Leitura do Cefet/RJ é que a nova biblioteca colaborativa se torne um projeto perene no campus Maracanã.

A ideia de transformar a geladeira que não funcionava mais em um espaço de troca de livros foi de Gabriela Lima Moreira, ex-aluna do curso técnico em Edificações, que contou com a ajuda da mãe e do namorado, também ex-aluno do Cefet/RJ, para pintar e decorar a geladeira com tinta spray. “Essa geladeira era da minha casa e ela quebrou, não tinha mais conserto. Então eu quis transformar ela em biblioteca, como já vi em algumas praças, evitando que fosse para o lixo. Acho que tem tudo para dar certo, porque o Cefet/RJ é uma instituição de ensino e os alunos poderão manter, sabendo que é algo deles.”

A inauguração do projeto aconteceu nessa quarta-feira (11) com a presença de alunos e professores do Clube de Leitura e apresentação do Bandão do Cefet/RJ. A professora Lidiane Oliveira destacou o impacto da iniciativa para despertar o interesse pela leitura e por projetos de sustentabilidade. “A Gabriela procurou o Clube de Leitura e nós adotamos a ideia. Achamos muito bacana a iniciativa da biblioteca colaborativa, porque a aluna está deixando um legado para a escola, tanto pela ideia da reciclagem, quanto por divulgar a importância do livro e da leitura por prazer”, explica a professora.

O Clube de Leitura é um projeto de extensão da Coordenação de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em parceria com o Grêmio Estudantil e a Biblioteca Central, que visa promover a leitura de obras da literatura brasileira e estrangeira todas as quartas-feiras às 12h na sala D-210 do campus Maracanã. A programação está disponível no perfil do projeto no Instagram

 

 

                               

 

 

 

Fim do conteúdo da página