Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do Cefet/RJ apresentarão pesquisa em evento internacional de microeletrônica
Início do conteúdo da página

Alunos do Cefet/RJ apresentarão pesquisa em evento internacional de microeletrônica

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 19h04 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 16h03 | Acessos: 1686

Os alunos do 8º período de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica do Cefet/RJ, José Luiz Azevedo Jorge e Ricardo Alves Júnior, irão apresentar uma pesquisa sobre ponto invariante com a temperatura (do inglês, Zero Temperature Coefficient – ZTC) no evento internacional Chip in the Fields. O trabalho de pesquisa, intitulado “Zero Temperature Coefficient Behavior for Diamond MOSFET”, será apresentado no dia 27 de agosto, em uma das cinco conferências on-line do evento, dedicada a estudantes de microeletrônica.

O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Projetos (LAPRO) da Coordenação de Eletrônica no campus Maracanã e contou com a orientação dos professores do Cefet/RJ Luciano Camillo e Marco Aurélio Peixoto, em parceria com pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI (SP), liderados pelo professor Salvador Gimenez.

O assunto do estudo foi tema dos trabalhos de mestrado e doutorado do professor Luciano Camillo desde 1997, mas o foco em dispositivos Diamante MOSFET (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor) iniciou em maio de 2019, com a proposição do tema para um projeto de iniciação científica no Cefet/RJ.

O professor Luciano Camillo explica o que seria o ponto invariante com a temperatura (ZTC) no estudo da microeletrônica. “Para os circuitos eletrônicos integrados projetados para aplicações em temperatura variável, o desejável é que operem em um ponto de polarização no qual o valor da corrente elétrica não apresente variação – ou que seja muito pequena – com a mudança de temperatura. Esse ponto de polarização, muito importante para a estabilidade de um circuito operando sobre uma larga faixa de temperatura, é conhecido como ponto invariante com a temperatura (ZTC).”

Segundo o professor, o objetivo da pesquisa é investigar e avaliar a ocorrência do ponto ZTC em dispositivos MOSFET, visto que, com o avanço da nanoeletrônica, a tensão de alimentação dos dispositivos diminuiu e aumentou a aplicação em ambientes com grandes variações de temperatura. “Isso torna viável a aplicação do ZTC em projetos de circuitos integrados que estejam sujeitos a essas variações, como circuitos da área militar, espacial, automobilística, petrolífera, entre outros”, explica Luciano.

O evento Chip in the Fields, que estava previsto para acontecer em Campinas, São Paulo, foi remanejado para ocorrer de forma on-line, de 24 a 28 de agosto, devido à pandemia de coronavírus. Clique para ver a programação completa.

Fim do conteúdo da página