Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Robô criado por alunos do Cefet/RJ participa do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Robô criado por alunos do Cefet/RJ participa do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 14h36 | Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 14h40 | Acessos: 2380

Um protótipo que tem o objetivo de utilizar a robótica para identificar e remover lagartas das lavouras de milho e diminuir a utilização de defensivos agrícolas está participando do Prêmio Mercosul Ciência e Tecnologia 2020. A iniciativa é do projeto de extensão Agrotóx-info, do Cefet/RJ campus Maracanã, que visa discutir a temática dos agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e no meio ambiente.

O robô foi desenvolvido pelos alunos dos cursos técnicos Marcello Graco e Gabriel de Souza (Mecânica), Bruna Machado (Meteorologia) e Mariana Idalgo (Edificações). Construído com baixo custo, o protótipo usa elementos de inteligência artificial para contribuir no aumento da produtividade agrícola, sem prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. “Foi uma experiência incrível construir o protótipo. Ainda precisamos fazer melhorias, mas estamos animados e confiantes”, destacam os estudantes.

As professoras Taís dos Santos e Valéria Pereira, ambas da Coordenação de Química, são as orientadoras do projeto. Elas defendem a participação dos estudantes em eventos que incentivem o desenvolvimento científico e tecnológico. “Este projeto proporciona uma aprendizagem enriquecedora para todos os envolvidos na criação e na pesquisa de base. Ser protagonista do conhecimento só agrega valor e parece ser um caminho sem volta”, explicam as docentes.

Sobre o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2020

Criado em 1998, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países-membros e associados ao Mercosul. A premiação é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Brasil e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além da categoria Iniciação Científica, destinada a estudantes do ensino médio, o Prêmio é atribuído a outras quatro categorias: Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. Neste ano, o tema é “Inteligência Artificial” e as inscrições estão abertas até 11 de setembro. A divulgação do resultado ocorrerá até 1º de dezembro de 2020, no endereço: www.premiomercosul.cnpq.br. Serão distribuídos R$ 105 mil em premiações.

Fim do conteúdo da página