Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campanha “Amanhecer contra a redução” chega ao Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Campanha “Amanhecer contra a redução” chega ao Cefet/RJ

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2015, 12h17 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 17h13 | Acessos: 3695
 

Professores e alunos do ensino técnico do campus Maracanã se uniram à campanha nacional “Amanhecer contra a redução”, para estimular o debate sobre a redução da maioridade penal. Com a realização de um minifestival, no dia 4 de setembro, o grupo espera incentivar a reflexão sobre o tema. “Trouxemos um pouco daquela atividade lúdica, promovendo roda de conversa, apresentação musical e oficinas de grafite, camisas, stencil e pipas. Os materiais produzidos nas oficinas serão utilizados na decoração do Cefet/RJ, para incentivar uma discussão aqui dentro, após a atividade”, explica a professora de Sociologia, Keila Carvalho.

O Bandão do Cefet/RJ contribuiu para o debate com a apresentação de um repertório composto por funk e música popular brasileira. “Escolhemos funks antigos, que falam sobre a exclusão social, e a canção ‘Meu Guri’, de Chico Buarque. Essa música possui uma letra com uma sensibilidade incrível, é melodicamente bonita e tem a ver com a discussão sobre a maioridade, que não está separada da situação social do Brasil”, comenta a professora de música, Daniela Spielman.

O MC Leonardo, da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk), participou de uma roda de conversa com os alunos. “O debate sobre a redução da maioridade penal é urgente e é legal que essa mobilização aconteça dentro das instituições de ensino”, afirmou. Também estiveram presentes os representantes do Movimento Ocupa Alemão, Leonardo Souza, do Movimento Moleque, Mônica Cunha, e o professor do Degase, Aderaldo Gil.

A aluna do segundo ano do curso técnico em Estradas, Joana Magalhães, aprovou a iniciativa de promover o debate entre os alunos. “É importante informar os jovens e trazer opiniões de fora, porque uma coisa é a teoria e outra é conhecer a realidade de pessoas que vivem na pele e sabem como é o dia a dia dos jovens que cumprem medidas”, opina.

Para o monitor da disciplina de Sociologia e membro do Bandão do Cefet/RJ, Raphael Magalhães, a atividade propõe uma conscientização mais ampla sobre o que é ser jovem. “Quando a pessoa é mais jovem, ela não tem a mesma maldade que um adulto pode ter. Se ela comete algum ato criminoso, é por influência de um adulto que tem essa índole”, pondera.

A campanha “Amanhecer contra a redução” começou com a realização de uma intervenção cultural na Praça XV, no mês de abril, e vem se espalhando por todo o país. A mobilização social faz parte da luta contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, em tramitação no Congresso. O movimento se inspira no uruguaio “No a La Baja”, que obteve a vitória contra a diminuição da maioridade penal no país vizinho, em plebiscito realizado no ano passado.

 

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Vídeo da apresentação do Bandão do Cefet: https://youtu.be/z55KpSfdTSQ

Vídeo da apresentação do MC Leonardo: https://youtu.be/LJ1R9972jaw

Fim do conteúdo da página