Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe WolfPower do Cefet/RJ garante o 3º lugar na Olimpíada da Energia Brasileira
Início do conteúdo da página

Equipe WolfPower do Cefet/RJ garante o 3º lugar na Olimpíada da Energia Brasileira

Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 17h45 | Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 17h45 | Acessos: 1042

 

A Olimpíada da Energia Brasileira, com o apoio do Instituto Nacional do Semiárido, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (INSA/MCTI), foi realizada no período de  23 de junho a 14 de julho de 2021,  por meio de maratona de criação, em que as equipes de várias partes do país aceitaram o desafio de desenvolver ideias inovadoras para o setor energético brasileiro.

Os estudantes do Cefet/RJ campus Maracanã Beatriz Barros (4º período/Engenharia Civil), Daniel Cosmo (6º período/Engenharia de Controle e Automação), Jefferson Henrique (4º período/ Engenharia Eletrônica), João Vítor Pessoa (5º período/Engenharia de Telecomunicações) e Maikon Barbosa (5º período/Engenharia Mecânica), garantiram o 3º lugar na Olimpíada pela equipe WolfPower do Ramo Estudantil IEEE.

A competição on-line ocorreu em âmbito nacional, em plataforma digital customizada para o ideathon virtual, organizada pelas instituições EnergyC e EnergyHub, grandes incentivadoras do desenvolvimento do setor energético brasileiro.

Para a maratona, foram selecionados 60 times. Na competição, os times tiveram que apresentar uma problemática relacionada ao cenário energético brasileiro e um projeto capaz de contorná-la,  de forma que atendesse aos requisitos exigidos pela competição, tendo como um dos pilares os objetivos de desenvolvimento sustentável, defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) .

Sobre o projeto do time WolfPower:

Com base no regulamento da olimpíada, a equipe defendeu um conjunto de problemas que afeta comunidades rurais, como a dificuldade de acesso e o custo elevado de energia. A partir de algumas pesquisas, o time observou que os resíduos produzidos nas atividades rurais eram descartados de forma prejudicial ao meio ambiente. Com essas informações, a equipe propôs um ecossistema que iria conectar empresas que trabalham no mercado de biodigestores com produtores que pudessem aproveitar seus resíduos para convertê-los em energia de uma forma mais sustentável.

Acesse aqui para assistir ao vídeo da premiação.

Fim do conteúdo da página