Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do curso de bacharelado em Sistemas de Informação participam do XVI SBSI
Início do conteúdo da página

Alunos do curso de bacharelado em Sistemas de Informação participam do XVI SBSI

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 20h21 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 17h27 | Acessos: 1102

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), realizado no período de 3 a 6 de novembro de 2020, na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, é o encontro anual da comunidade de Sistemas de Informação (SI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Trata-se de um evento para a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas contemporâneos da área, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de Sistemas de Informação. O simpósio foi transmitido on-line, devido à pandemia de covid-19. 

No dia 4 de novembro de 2020, os alunos Matheus de Jesus Cristani, Waldenir Cardoso Alves, Gabriel Fernando Knupp Pereira, do campus Nova Friburgo, orientados pelo professor Nilson Mori Lazarin, participaram do Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI) – Sessão 2, com o tema “Um breve panorama sobre a disciplina de Segurança nos cursos de Sistemas de Informação no Brasil”.

 O artigo foi apresentado pelo aluno Gabriel Fernando Knupp Pereira, que demonstrou um panorama sobre a ênfase no ensino de Segurança da Informação nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação no Brasil, além de um comparativo regional. 

O VII Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI) é um evento nacional que faz parte do SBSI e visa à divulgação de trabalhos de pesquisa em nível de graduação nessa área. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica e, para tanto, busca estimular a apresentar seus trabalhos nos vários tópicos de interesses do SBSI e estimular, também, a integração entre estudantes de graduação e alunos de pós-graduação, bem como membros da academia e da indústria, além de dar visibilidade aos potenciais pesquisadores e profissionais junto à comunidade acadêmica e à iniciativa privada. 

Os resultados demonstraram que a carga horária oferecida em cada região não está diretamente relacionada ao desempenho dos participantes que responderam ao questionário. Isso pode indicar que a ênfase do conteúdo das disciplinas relacionadas à SSI pode não estar atendendo ao perfil do bacharel em Sistemas de Informação, visto que, segundo o Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 5, de 16/11/2016), uma das atribuições do egresso é “gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma organização”. 

O professor orientador, Nilson Lazarin, destacou a importância da participação dos alunos no evento: “Para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigência em 2020, é essencial que os profissionais de tecnologia conheçam as técnicas e os conceitos de Segurança da Informação. O artigo é fruto da disciplina de Auditoria e Segurança do bacharelado em Sistemas de Informação. O aceite em um evento nacional é motivo de comemoração e demonstra a responsabilidade, o comprometimento e a dedicação dos alunos.”.

 

Fim do conteúdo da página