Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisa de aluno do campus Nova Friburgo é publicada em periódico internacional
Início do conteúdo da página

Pesquisa de aluno do campus Nova Friburgo é publicada em periódico internacional

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 18h29 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 19h02 | Acessos: 1057

O aluno Carlos Antonio Pinheiro Junior, graduado no curso de Engenharia Elétrica do Cefet/RJ campus Nova Friburgo em março deste ano, publicou sua pesquisa desenvolvida no trabalho de conclusão de curso em um dos mais importantes periódicos da área de microeletrônica, o IEEE Transactions on Circuits and Systems I: Regular Papers.

O trabalho intitulado “A Three-Stage Charge Pump With Forward Body Biasing in 28 nm UTBB FD-SOI CMOS” é parte do projeto “Circuitos Integrados para Aplicações em Colheita de Energia”, que visa à evolução dos dispositivos micro/nano-eletrônicos por meio da utilização de energias alternativas para alimentar os circuitos. Dessa forma, é possível evitar o uso de baterias ou melhorar a autonomia dos sistemas eletrônicos, contribuindo com uma sociedade mais sustentável.

O estudante foi orientado pelo professor Luis Fabián Olivera Mederos, do campus Nova Friburgo, que lidera o Grupo de Microeletrônica (GME) do Cefet/RJ. O GME foi formado em 2018, com a colaboração ativa do Laboratório de Eletrônica e Controle do campus e do Laboratório de Processamento Analógico e Digital de Sinais (PADS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, o GME atua nos programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL) e em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO) do campus Maracanã do Cefet/RJ, com a orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado, e possui, através do programa Apoio a Projeto de Circuitos Integrados (APCI), as ferramentas de fluxo completo para envio de fabricação de circuitos integrados.

Fim do conteúdo da página