Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos do campus Nova Iguaçu foram expostos na IX Fecti
Início do conteúdo da página

Projetos do campus Nova Iguaçu foram expostos na IX Fecti

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 11h15 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2015, 19h31 | Acessos: 2461

Dois projetos do campus Nova Iguaçu foram expostos na IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (IX Fecti) do Estado do Rio de Janeiro, realizada nos dias 14 e 15 de novembro, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O simulador de pista de dança Audancing e o protótipo de aranha eletrônica Arduspider foram selecionados para participar do evento por meio de votação da comunidade acadêmica, ocorrida durante a Semana de Extensão do campus, no final de outubro.

O projeto Audancing chama atenção para aplicações da área de automação pouco conhecidas pelo público em geral. “Mais do que a confecção de uma mera pista de dança, o projeto é um método para aproximar as pessoas do estudo tecnológico e mostrar-lhes que a diversão também pode se fazer presente nessa área de conhecimento, muito lembrada quando são citadas as palavras produção e indústria”, explica o orientador do projeto, Luiz Leonardo de Oliveira.

Para simular a pista de dança, foi construída uma placa de circuito eletrônico que comanda o acendimento, a intensidade e a velocidade de movimento de um globo de discoteca e de fitas de led instaladas em cortinas. Na confecção da pista, foram utilizados materiais de baixo custo e recicláveis, como fontes de computador usadas, canos, latas de tinta, motor e correia de impressoras. Sete alunos participaram do desenvolvimento do projeto.

O Arduspider consiste em um veículo não tripulado de seis patas, cuja estrutura se assemelha à de uma aranha. O protótipo utiliza a placa eletrônica Arduino, que interpreta os comandos de um aplicativo Android, fazendo o veículo se movimentar.

De acordo com o professor Thiago Prego, “o projeto tem o intuito de estimular o interesse dos jovens na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, com foco nas áreas de informática, eletrônica e mecatrônica”. Três estudantes participaram do projeto.

A IX Fecti reuniu mais de 200 projetos, das áreas de Ciências, Desenvolvimento de Tecnologia e Interdisciplinar. Organizado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a feira tem o objetivo de promover e popularizar a ciência na capital e no interior do estado, divulgando projetos desenvolvidos no ambiente escolar por alunos de escolas públicas e privadas. 

 

Fim do conteúdo da página