Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professora do Cefet/RJ ganha prêmio internacional por ressaltar papel das mulheres na engenharia
Início do conteúdo da página

Professora do Cefet/RJ ganha prêmio internacional por ressaltar papel das mulheres na engenharia

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 20h27 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h45 | Acessos: 2404

A professora Aruquia Peixoto, do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu, conquistou o prêmio EDUCON Meritorious Service Award (Prêmio Meritório de Serviços Prestados, em português) da Conferência Global de Educação em Engenharia (IEEE EDUCON 2020). O congresso homenageou a docente pelos trabalhos desenvolvidos sobre o papel das mulheres e outros grupos pouco representados nas áreas de tecnologia. Em 2020, o IEEE EDUCON estava previsto para ser realizado em Portugal, mas, por causa da pandemia do coronavírus, a edição foi realizada on-line, entre os dias 27 e 30 de abril.

Criadora e moderadora de uma mesa-redonda que debate a inclusão de mulheres na engenharia, a professora Aruquia Peixoto ressalta que o objetivo da iniciativa é lançar novos olhares que auxiliem na evolução das discussões. “Além de atrair mais mulheres para área, não podemos esquecer que elas têm perfis sociais e étnicos diferentes e que podem contribuir com novos pontos de vista e soluções tecnológicas”, explica a docente. No IEEE EDUCON, Aruquia também criou a sessão especial em trabalhos científicos, que trata da inclusão e da diversidade na educação em engenharia.

Além de receber o prêmio, a professora teve cinco trabalhos apresentados no evento, que foram desenvolvidos em parcerias com pesquisadores internacionais e brasileiros. Os coautores de um dos trabalhos são as alunas Dayene Bochorny Cardoso e Luana Alves da Silva e os professores Ana Luiza Lima de Souza e Musbah Koleilat Câmara, do curso de Engenharia de Produção do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu. A outra professora premiada no IEEE EDUCON 2020 foi Carina Soledad Gonzalez, professora titular da Universidad de La Laguna, na Espanha. Saiba mais sobre o evento em http://educon-conference.org/current/.

Foto da mesa-redonda “Mulheres em Engenharia”, no EDUCON 2019, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Fim do conteúdo da página