Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto da Uned Nova Iguaçu é apresentado na FEBRACE 2022
Início do conteúdo da página

Projeto da Uned Nova Iguaçu é apresentado na FEBRACE 2022

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 17h54 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 19h19 | Acessos: 876

Os alunos do curso técnico em Automação Industrial André Ricardo Mendonça de Abreu (2º ano), Carlos Eduardo Cordeiro dos Santos (3º ano) e Guilherme Rodrigues da Silva (3º ano), da Uned Nova Iguaçu, orientados pelo professor Luiz Leonardo dos Santos de Oliveira, representam o Cefet/RJ na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2022, que acontece de 14 a 26 de março, com o projeto “Drone inteligente comandado por voz”.

A FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e professores da educação básica e técnica do Brasil. 

Resumo do projeto

O projeto foi desenvolvido de forma on-line em 2021, e os discentes realizaram simulações e construções de modelos usando softwares. Encontros virtuais foram realizados, para que, por fim, pudessem pesquisar materiais tais como vídeos, artigos, bibliotecas de programação e aplicativos na web. A programação para o projeto foi realizada na plataforma Arduino e o aplicativo móvel de comunicação serial para o drone foi feito através do site MIT App Inventor (aplicativo que converte a voz em texto). A elaboração do circuito eletrônico e o experimento da simulação aconteceram no Proteus 8 Professional. Desse modo, o veículo aéreo autônomo em um sistema físico será capaz de auxiliar encargos comandados por voz – o principal diferencial em relação a outros projetos –, em áreas industriais, comerciais e laboratoriais, como: gravar vídeos, transportar cargas compatíveis com a estrutura do drone, medir grandezas físicas, principalmente em ambientes insalubres ou perigosos, resguardando o indivíduo pelo alcance de 10 metros possibilitado pela tecnologia Bluetooth 2.0+EDRe, o que aumenta a produtividade em algumas circunstâncias.

Assista ao vídeo de divulgação do projeto no site da FEBRACE.

Durante a mostra, os alunos concederam uma entrevista ao jornal Extra.

 

Fim do conteúdo da página