Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do campus Petrópolis tem artigo sobre inteligência artificial no jogo campo minado publicado em revista internacional
Início do conteúdo da página

Aluno do campus Petrópolis tem artigo sobre inteligência artificial no jogo campo minado publicado em revista internacional

Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 19h31 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 19h32 | Acessos: 1649

 

No último dia 25 de maio, Igor Lordeiro, aluno do 8º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis, teve um artigo publicado na revista internacional IEEE Transactions and Games, que divulga publicações sobre jogos e seus aspectos técnicos, científicos e/ou relacionados à engenharia. Intitulado “Multi-Armed Bandits for Minesweeper: Profiting from Exploration-Exploitation Synergy”, o artigo foca em desenvolver uma abordagem baseada em aprendizado por reforço – uma área do aprendizado de máquinas que se preocupa em maximizar as recompensas recebidas – para jogar o clássico game campo minado.

“Campo minado é um jogo que apresenta regras relativamente simples, mas requer uma combinação tanto de sorte quanto de estratégia para que se alcance a vitória”, afirmou Igor. “Adaptamos algoritmos de Multi-Armed Bandits para que fosse possível explorar algumas peculiaridades do jogo com o objetivo de analisá-lo por uma perspectiva de aprendizado, o que levou a diversas descobertas”, destacou o estudante, que assinou o trabalho ao lado dos docentes Douglas Cardoso e Diego Haddad.

O artigo foi desenvolvido como parte do projeto de iniciação científica de Igor, que teve a orientação de Douglas Cardoso. O aluno tem se envolvido em projetos de programação competitiva desde o início do curso, em 2017, e trabalhou com pesquisa na área de inteligência artificial em 2019, o que se tornou, depois, o seu projeto de iniciação científica. Junto com o professor Douglas, o interesse em trabalhar com inteligência artificial em jogos surgiu no início da pesquisa e o game campo minado foi selecionado por “apresentar desafios interessantes para aprendizado de máquina”, segundo Igor.

Douglas Cardoso destacou o trabalho da equipe, sobretudo a atuação de Igor. “Ver todo o esforço dele ser recompensado me deixa muito feliz, ainda mais de forma tão louvável: ser autor de um artigo publicado num periódico científico internacional de tal importância ainda como aluno de graduação é algo tão raro. Torço para que seja o primeiro de muitos outros numa profícua carreira acadêmica dele”, ressaltou Douglas.

Fim do conteúdo da página