Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno da Uned Petrópolis é homenageado após sua pesquisa obter destaque internacional
Início do conteúdo da página

Aluno da Uned Petrópolis é homenageado após sua pesquisa obter destaque internacional

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 19h21 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 19h21 | Acessos: 635

O aluno Thalis Galeno, do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ Uned Petrópolis, foi homenageado, na manhã de segunda-feira (24), no Salão Nobre da unidade. O deputado estadual Sergio Fernandes entregou ao estudante uma moção de congratulações, aplausos e louvor por seu trabalho na área acadêmica, que rendeu duas publicações internacionais importantes.

Thalis Galeno é aluno do 10º período da Engenharia de Computação

A pesquisa de Thalis – que propõe uma técnica para monitoramento de dados em tempo real – foi apresentada, em 2021, no evento internacional Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), e foi publicada, neste ano, no Journal of Computational Science, periódico científico com mais alto nível de excelência (A1) na avaliação da CAPES.

“Eu acho muito bom ter esse reconhecimento da educação. Estou feliz e muito orgulhoso”, declarou Thalis. O estudante relembrou sua trajetória, as dificuldades enfrentadas desde que iniciou a pesquisa (paralisada pela pandemia) e incentivou os discentes presentes na cerimônia a seguirem em frente e a não desistirem de seus sonhos. Ele afirmou que esse é um reconhecimento importante tanto interna quanto externamente: “interno pela motivação, por motivar outros alunos a trilharem o caminho da pesquisa. Externo por mostrar a qualidade do curso e do Cefet/RJ”.

Sobre a cerimônia

O diretor da Uned Petrópolis, Felipe Henriques, abriu a cerimônia agradecendo a iniciativa do deputado e reafirmando o compromisso da instituição com a formação de seus estudantes e com o incentivo para que eles alcancem resultados importantes como os de Thalis. “Nós, que somos uma instituição pública federal, que defendemos uma educação de qualidade, que todos vocês merecem, que todos os cidadãos merecem, ficamos muito felizes com essa homenagem”, declarou.

Da esquerda para a direita, Douglas Cardoso, Sergio Fernandes, Thalis Galeno e Felipe Henriques

O deputado estadual Sergio Fernandes fez, então, a entrega da moção congratulatória, reforçando o papel fundamental da educação. “No dia de hoje, o que me traz aqui é homenagear o Thalis. É justamente a gente acreditar e ter a esperança de que a educação pública, de que a base familiar e de que bons professores têm a capacidade de mudar e colocar cada um de vocês, jovens, e nós também, com a sociedade, num caminho de vitórias, de conquistas”, destacou. 

Estiveram também presentes na cerimônia o professor Douglas Cardoso, que orientou Thalis na sua pesquisa, os gerentes do Cefet/RJ Uned Petrópolis Jurair Rosa (acadêmico) e Michele Gonzales (administrativa), além de outros professores e alunos do curso de Engenharia de Computação. Os pais de Thalis também prestigiaram o evento e reforçaram o orgulho de ver o filho homenageado.

“Para chegar aqui, ele se esforçou muito. E nós sempre o incentivamos a estudar. Eu sempre falo com meus alunos e falo para ele também: ‘querer é poder’”, ressaltou Adriana Galeno, mãe de Thalis e professora da rede pública da cidade e do estado do Rio de Janeiro.

Fim do conteúdo da página