Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Bolsistas PIBIC de Engenharia de Alimentos apresentam pesquisas em evento internacional
Início do conteúdo da página

Bolsistas PIBIC de Engenharia de Alimentos apresentam pesquisas em evento internacional

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 17h24 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 17h24 | Acessos: 1686

Os alunos Isabella da Silva Ramos e Vinícius Sampaio Andrade, do curso de graduação em Engenharia de Alimentos do campus Valença, apresentaram seus trabalho de pesquisa no III Seminário Internacional de Estatística com R (III SER). As apresentações aconteceram no dia 24 de maio e foram realizadas na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. O SER é um evento multidisciplinar e visa integrar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento que fazem uso da análise de dados.

 

Os orientadores da pesquisa, professores Carla Inês e Marcus Vinicius, com os alunos Vinícius e Isabella

 

“Utilização de características sensoriais e redes neurais de Kohonen para identificação de padrões de provadores do sorvete sem lactose” e “Aceitação do sorvete sem lactose: um estudo baseado em características sensoriais e análise de componentes principais” são os títulos dos trabalhos expostos, respectivamente, pelos estudantes Isabella e Vinícius na sessão de apresentação oral denominada “Novas aplicações do R”. Segundo o site de divulgação do seminário, o software R – destaque no cenário mundial por ser um software livre adotado por universidades – proporciona economia de recursos na medida em que evita o gasto com licenças de softwares comerciais. Além disso, informa o site, o programa conta com uma extensa produção de novas bibliotecas, desenvolvidas e atualizadas por pesquisadores. Este ano, o SER recebeu o reconhecimento da R Foundation por sua colaboração na divulgação da linguagem R.

O sorvete sem lactose foi desenvolvido no Laboratório de Análise Sensorial do Cefet/RJ campus Valença e contou com a colaboração da aluna Karinne Novaes de Moraes. Os alunos foram orientados pela professora Carla Inês Soares Praxedes e pelo professor Marcus Vinicius Pereira de Souza. Os trabalhos de pesquisa tiveram o apoio financeiro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Para mais informações sobre o III SER, clique em:

http://www.ser.uff.br/

Fim do conteúdo da página