Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Valença realiza atividades na Sepex 2019
Início do conteúdo da página

Campus Valença realiza atividades na Sepex 2019

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 20h08 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 13h40 | Acessos: 1845

O primeiro dia da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2019 do campus Valença foi marcado por diversas atividades, como minicursos, palestras, exibição de pôsteres de iniciação científica e de projetos de extensão, apresentações orais, exposição de experimentos interativos da área de Física, além da presença de comerciantes de associações da comunidade. A Sepex, que este ano trouxe o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, ocorreu, simultaneamente, nos oito campi da instituição, de 21 a 26 de outubro. No campus Valença, as atividades se iniciaram no dia 24.

As atividades práticas apresentaram a confecção de geleia e sabão ecológico. “Achei interessante pelo fato de eles terem dado informações inovadoras que não encontrei na internet. Deram instruções detalhadas que atendiam a todo tipo de público”, relatou a aluna Thayane Ferreira de Azevedo, do 1º período de Engenharia de Alimentos do campus.

 

 

As palestras abordaram igualdade de gênero, justiça ambiental e sustentabilidade e ajudaram a lançar um novo olhar sobre a cidade. Dentre as apresentações orais, deu-se ênfase ao passado de atividades escravocratas em Valença. Os minicursos trataram sobre temas diversificados, que contribuíram para a atividade profissional dos participantes, como processo seletivo, consultoria empresarial, tecnologia de comunicação, marketing e redes sociais, planejamento estratégico, além de oferecer recomendações para a organização da vida financeira. A aluna do 4º período de Administração do campus Juliana Tavares Bittencourt aprendeu a elaborar seu próprio currículo e observou que o conhecimento é o mais importante requisito do processo seletivo.

A cerimônia de abertura da Sepex 2019 no Cefet/RJ campus Valença foi presidida pelo diretor da unidade, Fabiano Oliveira, e estiveram presentes representantes da sociedade, como o vice-prefeito e a secretária de Educação do município, alunos, professores e técnico-administrativos da instituição e visitantes da cidade de Valença e região.

 

Cerimônia de abertura da Sepex 2019 no campus Valença

 

Como destaque, o diretor ressaltou que, nos últimos meses, o campus foi classificado no Enem como a melhor escola pública de Valença e a segunda melhor instituição da cidade. Sobre a avaliação de cursos de graduação pelo MEC, destacou que o curso de Engenharia de Alimentos obteve nota máxima e o de Administração nota quatro, figurando entre os melhores do país. No evento, foi cedido um espaço para a premiação de alunos que receberam as melhores colocações na Olimpíada Brasileira de Física, sendo dois alunos do Cefet/RJ campus Valença e um aluno do distrito de Santa Isabel. Concorreram cerca de 885 mil estudantes do país. O diretor enfatizou, ainda, que melhorias no campus estão sendo feitas com a colaboração de emendas parlamentares apoiadas por políticos da cidade.

 

Alunos premiados na Olimpíada de Física

 

O segundo dia do evento no campus Valença foi marcado por exposição de pôsteres de projetos de extensão do ensino médio/técnico e da graduação, além da exibição de projetos de alimentos, com a apresentação de criações de alunos de novas versões de produtos já existentes no mercado.

Os minicursos abordaram a gestão de resíduos químicos, programas estatísticos úteis na análise de experimentos, estudo da geometria com o auxílio de origamis e oficina de diálogos com a juventude. “Eu achei o minicurso muito interessante. Aprendemos muita coisa nova e também a orientadora foi muito atenciosa com todos os presentes”, afirmou o aluno Enzo Frontarolli, do 2º ano de Química.

 

 

Em alguns minicursos houve continuação dos trabalhos iniciados no primeiro dia, enfatizando a parte prática como a produção de geleias artesanais, sabão ecológico, projetos de alimentos, redes sociais aplicadas à atividade profissional, editor de planilhas, planejamento estratégico, gestão financeira, processo seletivo, consultoria empresarial e plataforma de prototipagem eletrônica. Sobre o evento, a professora Alba Rodrigues, que ministra aula nos cursos de ensino médio/técnico e de graduação do campus, constatou que foi bem organizado e elogiou o desempenho dos alunos monitores.

As palestras analisaram entrepostos de ovos apropriados à escala de produção da agricultura familiar, levaram os alunos a refletir sobre autoconhecimento com o auxílio de eneagrama e também lançaram luz sobre os monumentos e paisagens dos povos negros indígenas no centro da cidade de Valença. Por fim, o clássico show de talentos animou os presentes com músicas e teatro, envolvendo alunos e a comunidade externa, e houve a premiação dos primeiros colocados.

O terceiro dia da Sepex, que aconteceu no último sábado, dia 26 de outubro, foi composto por exposições e palestras, além de atividades oferecidas exclusivamente para a comunidade externa, como o minicurso de produção caseira de pão e pizza.

 

 

Assim como aconteceu em anos anteriores, o Festival Brasil-Japão tomou conta do último dia de evento. Dessa forma, as atividades envolveram música, zona otaku com animes e jogos, workshops, brincadeiras temáticas, oficina de origami, exibição de filmes japoneses, apresentação do Coral Hikari de Valença e Rio das Flores, Kaminari Taiko e premiação para o melhor cosplay.

 

Clique no link para ver mais fotos da Sepex 2019 no campus Valença.

Fim do conteúdo da página