Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mulheres da área rural de Rio das Flores concluem curso de extensão no campus Valença
Início do conteúdo da página

Mulheres da área rural de Rio das Flores concluem curso de extensão no campus Valença

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 19h10 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h43 | Acessos: 2739

“Quem mora na roça, às vezes, não tem muita expectativa. A vida sempre foi muito difícil. Esse projeto veio para colocar a nossa autoestima lá em cima, os nossos planos a mil. Poder ver minha mãe hoje chorando de felicidade, com um diploma do Cefet/RJ na mão, não tem preço.” É assim que Larissa Felix resume o que representou para ela a oportunidade de realizar, junto com a mãe, Luzia Felix, o curso de produção de geleias e compotas, conduzido por alunos e professores do curso técnico em Alimentos e da graduação em Engenharia de Alimentos do Cefet/RJ.

  

Larissa Felix ao lado da mãe, Luzia Felix; na segunda foto, a aluna Robertina dos Passos emocionada ao receber o diploma 

Larissa tem 22 anos e é uma das mais jovens da turma de 27 mulheres que concluíram o curso na tarde da última quinta-feira (5). Na semana do Dia Internacional da Mulher, as moradoras do distrito de Abarracamento, área rural do município de Rio das Flores, receberam seus certificados em uma cerimônia no auditório do campus Valença, com a presença do diretor do campus, Fabiano Oliveira, da professora Alba Rodrigues, coordenadora do projeto de extensão, da secretária de Governo do município de Rio das Flores, Sílvia Novaes Guedes, e do secretário de Agricultura Rodrigo Lima de Novaes. “Eu acredito muito no poder da educação. Eu sei do esforço que foi para vocês concluírem o curso. Vocês são mulheres de muita garra. O Cefet/RJ só se fortalece com projetos assim”, disse o diretor do campus na abertura da cerimônia.

O curso teve duração de quase um ano e as dificuldades para fazer o trajeto de mais de uma hora de ônibus de Rio das Flores até Valença não fizeram as alunas desistirem. Para a secretária Sílvia Guedes, a oportunidade de qualificação e a renda obtida com a venda dos produtos impactou na autoestima das alunas. “Quem conheceu elas lá no início e agora pode vê-las aqui, a diferença é completa. Chegaram como mulheres de poucas palavras, descrentes de si e do futuro. Hoje eu vejo a alegria delas”, disse Sílvia.

O curso faz parte do programa Mulheres Rurais Produtivas, do município de Rio das Flores (RJ) em parceria com o Cefet/RJ, e tem o objetivo de treinar mulheres residentes em áreas rurais e de baixa renda, visando aumentar a qualidade de vida dessas famílias através da capacitação da mão de obra feminina.

O módulo de alimentos iniciou em abril de 2019 e as alunas aprenderam a produzir doces como frutas desidratadas, compotas e geleias caseiras de frutas como morango, goiaba e abacaxi. “Elas aprenderam práticas eficientes e baratas, que pudessem reproduzir com facilidade na cozinha de casa. As aulas abordaram desde as técnicas de manuseio adequado e de higienização das frutas, até o processamento desses alimentos e a produção final, com embalagem e rotulagem das geleias”, explicou a professora Alba Rodrigues, coordenadora do projeto.

Para a professora, o legado do programa para o Cefet/RJ é a possibilidade de unir ensino e extensão, com um grande aprendizado para os alunos. “Nós envolvemos quatro estagiários do curso técnico em Alimentos e uma aluna bolsista da graduação em Engenharia de Alimentos. Eles puderam colocar em prática um projeto de extensão rural, aprenderam muito durante as aulas, apresentaram o trabalho na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão de 2019 e, em breve, participarão do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária”, contou Alba.

 

 

Fim do conteúdo da página