Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto do campus Valença busca popularizar o conhecimento científico sobre os alimentos
Início do conteúdo da página

Projeto do campus Valença busca popularizar o conhecimento científico sobre os alimentos

Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 13h56 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 14h09 | Acessos: 1218

Quer conhecer maneiras simples de evitar o desperdício nas refeições? Tem interesse em aprender a reaproveitar alimentos que sobraram na sua casa? Esclarecer essas e outras dúvidas e aproximar a ciência e a tecnologia de alimentos das pessoas em geral é a proposta do projeto “Ciência no dia a dia: popularização da ciência e tecnologia de alimentos”, do Cefet/RJ campus Valença. A iniciativa tem como responsáveis as professoras Jamile Oliveira (coordenadora) e Veridiana Antunes (cocoordenadora).

O projeto surgiu durante a pandemia e sua proposta é abordar assuntos que envolvem a segurança dos alimentos, o processamento, a conservação, as informações nutricionais, as embalagens, entre outros temas. As orientadoras destacam a importância da aproximação com a comunidade, inclusive no ambiente virtual, desmistificando crenças e reforçando que a ciência é para todos, e que deve ser cada vez mais aplicada no dia a dia, sobretudo na vida moderna.

O projeto conta com páginas no Facebook e no Instagram para estabelecer canais de comunicação seguros e de grande alcance: “como o ambiente virtual é palco de veiculação de conteúdos diversos, incluindo notícias falsas (fake news) e informações incorretas relacionadas à área de ciência dos alimentos, entendeu-se que as mídias sociais seriam um veículo importante para a promoção da aproximação da sociedade com a ciência de alimentos, abordando temas que estão presentes na nossa rotina”, explicou Jamile Oliveira.

As docentes esperam que as pessoas interajam com o projeto por meio de comentários nas próprias postagens
e das enquetes disponibilizadas nos stories. Dessa forma, se torna possível avaliar o grau de conhecimento inicial dos seguidores em relação aos temas trabalhados, assim como receber sugestões para novos temas.

Acesse e conheça:

Páginas do projeto “Ciência no dia a dia: popularização da ciência e tecnologia de alimentos” no Facebook e no Instagram.

Fim do conteúdo da página