Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Uned Valença fecha parceria com empresa de tortilhas para desenvolvimento e inovação
Início do conteúdo da página

Uned Valença fecha parceria com empresa de tortilhas para desenvolvimento e inovação

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 15h48 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 15h48 | Acessos: 706

O Cefet/RJ Uned Valença fechou acordo de cooperação técnico-científica com a empresa Sequóia Alimentos Ltda., que atua na produção de tortilhas de milho e de trigo e está sediada na cidade de Magé (RJ). A iniciativa busca unir esforços e conhecimentos para o desenvolvimento de novos produtos e capacitação de pessoas, contribuindo para a sociedade e para o fortalecimento do estado do Rio de Janeiro.

 

A parceria surgiu da iniciativa da engenheira de alimentos, egressa do Cefet/RJ Uned Valença, Larissa da Silva Pinto. Ela também é mestre em Qualidade e Segurança Alimentar pelo Instituto Politécnico de Bragança, fruto do programa de dupla diplomação de que participou quando ainda era discente. Após sua formação, em reconhecimento à qualidade dos trabalhos desenvolvidos na unidade, Larissa sugeriu à empresa em que trabalha que fosse feita uma aproximação para proposição de um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de novos produtos. “É uma grande instituição, com boa infraestrutura e um corpo técnico muito competente”, acrescenta Larissa sobre a Uned Valença.

Após os contatos realizados por Larissa, o diretor-geral da Sequóia, Anderson Rebechi, e o diretor da Uned Valença, Fabiano Alves de Oliveira, se interessaram pelo projeto e iniciaram a elaboração do acordo de cooperação. Para o diretor da unidade, a iniciativa é “uma oportunidade de fortalecimento mútuo para as partes que avançam tecnicamente com o intercâmbio de conhecimento proporcionado por esse acordo. Nossos alunos e a sociedade ganham muito com os novos conhecimentos que muito em breve estarão na sala de aula e em cursos de extensão”. Para Rebechi, “a colaboração vai além, muito além do negócio somente, sendo uma oportunidade de fazer crescer, tendo em vista os valores da empresa de produzir alimentos saudáveis e contribuir com a sociedade”.

Esse acordo prevê, incialmente, o desenvolvimento de novos produtos, desde as formulações até a estabilidade durante a vida de prateleira. Os estudos e os testes serão coordenados pelo professor da Uned Valença Miguel Meirelles de Oliveira, que contará com a participação de outros servidores do Cefet/RJ e, necessariamente, de alunos como estagiários. Para o coordenador, “o projeto é uma oportunidade de expor os alunos a uma situação muito comum a que estarão sujeitos no início de suas carreiras profissionais, que é a pesquisa e o desenvolvimento, e por isso esse acordo representa avanços na formação deles”.

Muito embora esse acordo nasça com um plano de trabalho que envolve a Engenharia de Alimentos, o Cefet/RJ poderá contribuir com a empresa nas mais diversas especialidades que possui na Uned Valença e em suas outras sete unidades no estado do Rio de Janeiro, além de parceiros que possui no mundo todo. Conforme menciona o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, “esses acordos são muito importantes por nos fazerem alcançar municípios distintos daqueles em que a instituição já está instalada, como o caso do município de Magé, contribuindo para o fortalecimento e a sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro e do Brasil”.

 

 Dupla diplomação

A dupla diplomação da egressa Larissa Pinto é fruto do convênio que o Cefet/RJ mantém com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), instituição localizada na cidade homônima na região de Trás-os-Montes, em Portugal. Essa parceria possibilita ao aluno matriculado no bacharelado em Engenharia de Alimentos no Cefet/RJ cursar um ano letivo no instituto português e obter o título de mestre em Qualidade e Segurança Alimentar simultaneamente ao grau de engenheiro de alimentos pelo Cefet/RJ. Em 2023, mais duas alunas estão embarcando para Portugal para participação nesse projeto. Nos últimos cinco anos, nove alunos da Uned Valença estiveram em solos portugueses participando do projeto e obtendo as duas diplomações com sucesso. 

Sobre o curso de bacharelado em Engenharia de Alimentos

O curso foi implantado na Uned Valença em 2014. Tem duração de 5 anos (10 períodos), é gratuito, presencial e em turno integral. O ingresso é realizado via Enem e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e também pode ser feito através de transferência interna, externa ou reingresso, conformes editais publicados no site oficial da instituição. O curso possui conceito 5, a nota máxima na avaliação feita pelo MEC, sendo considerado um dos melhores cursos do Brasil. Seu egresso pode atuar em todas as áreas relacionadas ao processamento industrial de alimentos, como produção, armazenamento e transporte, automação de processos, consultoria, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, planejamento e projetos agroindustriais, produção, tratamento de resíduos, vendas técnicas e marketing.

Para saber mais sobre o curso, acesse a página do bacharelado em Engenharia de Alimentos

Sobre a Sequóia Alimentos Ltda.

A empresa atua na área de produção alimentícia de tortilhas de trigo e milho desde 2000. As tortilhas podem ser usadas em wraps, pizzas e bases para saladas, além de burritos e quesadillas. A empresa preza pela qualidade dos produtos aliada à tecnologia, além da preocupação social e ambiental, e busca por parceiros que partilhem dessa mesma filosofia.

Veja mais informações na página da empresa.

Fim do conteúdo da página