Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Teses de docentes do Cefet/RJ recebem menção honrosa
Início do conteúdo da página

Teses de docentes do Cefet/RJ recebem menção honrosa

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h52 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h56 | Acessos: 1822

As teses doutorais “Negociações com o armário: homossexualidade e estigma em narrativas de história de vida”, de autoria do professor do campus Maracanã Leandro Cristóvao, e “Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos”, defendida pela docente e diretora do campus Nova Iguaçu Luane Fragoso, receberam menção honrosa no Prêmio CTCH de Teses 2017, da PUC-Rio.

Defendida em 2016, a tese de Leandro Cristóvao parte da Linguística Aplicada para analisar a construção de discursos sobre homossexualidades e suas relações com a ideia de estigma. A pesquisa é realizada com base em sequências de entrevistas gravadas com três homens que semantizam a homossexualidade em narrativas de história de vida. O estudo, fundamentado nos referenciais teóricos da Sociolinguística Interacional e da Análise da Narrativa, investiga as negociações entre as narrativas de história de vida e o “dispositivo do armário”, agrupamento de discursos sobre regimes de (in)visibilidade das performances de homossexualidade.

A tese de Luane Fragoso, defendida em 2015, investiga a integração entre informações linguísticas e visuais, fundamentada nos aportes teórico-metodológicos da Psicologia Cognitiva e da Psicolinguística, bem como em discussões da área de Educação Matemática e em estudos sobre multimodalidade e letramento. A pesquisa é realizada com base em dois experimentos de comparação sentença-figura: um com gráficos de coluna e linha, que utiliza o programa PsyScope, e o outro com gráficos de linha, baseado na técnica de rastreamento ocular.

O Prêmio CTCH de Teses é concedido pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. A solenidade de premiação foi realizada no dia 18 de agosto.

 

Leia as teses na íntegra:

Negociações com o armário: homossexualidade e estigma em narrativas de história de vida

Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos

registrado em:
Fim do conteúdo da página