Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pós-graduação do Cefet/RJ supera média nacional em avaliação da Capes
Início do conteúdo da página

Pós-graduação do Cefet/RJ supera média nacional em avaliação da Capes

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h54 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 12h36 | Acessos: 5286

Os programas de pós-graduação stricto sensu do Cefet/RJ obtiveram resultados acima da média nacional na última avaliação quadrienal da Capes. Enquanto 22% dos programas do país conseguiram elevação da nota, na instituição foram 25%. Além disso, o Cefet/RJ não registrou casos de redução de nota, em contraposição com 11% dos programas de pós-graduação nacionais, nem de indicativo de descredenciamento.

A instituição possui 11 cursos de pós-graduação, 7 de mestrado e 4 de doutorado. Três deles obtiveram elevação da nota. Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) passaram de 4 para 5, em uma escala até 7, tornando-se os primeiros da instituição a conquistar a nota. O mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (PPEMM) teve a nota elevada de 3 para 4. Dentre os demais, quatro mantiveram a nota 4 e quatro, a nota 3.

“O resultado é extremamente positivo, especialmente porque muitos cursos são recentes. Mais da metade deles passaram pela primeira avaliação completa este ano e, apesar disso, 64% do total já contam com notas 4 ou 5, consideradas muito boas pela Capes. Além disso, não possuímos nenhum curso na zona de descredenciamento”, pondera o diretor de Pesquisa e Pós-graduação Pedro Manuel Pacheco.

O diretor destaca, ainda, que dois cursos muito novos, o mestrado profissional em Filosofia e Ensino e o mestrado em Ciência da Computação, obtiveram nota 3, mas foram bem avaliados em todos os indicadores. “Eles só não chegaram a 4 porque ainda não formaram recursos humanos, quesito considerado fundamental pela Capes para a atribuição dessa nota”, observa.

Avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu do Cefet/RJ

Curso

Área de avaliação

Nota

Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação

Ensino

5

Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas

Engenharias III

4

Doutorado em Instrumentação e Óptica Aplicada

Engenharias IV

4

Doutorado em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais

Materiais

4

Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação

Ensino

5

Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Engenharias III

4

Mestrado em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais

Materiais

4

Mestrado em Relações Étnico-Raciais

Interdisciplinar

3

Mestrado em Engenharia Elétrica

Engenharias IV

3

Mestrado em Ciência da Computação

Ciência da Computação

3

Mestrado profissional em Filosofia e Ensino

Filosofia

3

 

A última avaliação quadrienal é referente ao período de 2013 a 2016. A relação com as notas de todos os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-graduação foi divulgada no dia 20 de setembro e pode ser acessada no site da Capes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página