Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos são homenageados com Certificado de Excelência Acadêmica
Início do conteúdo da página

Alunos são homenageados com Certificado de Excelência Acadêmica

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 13h33 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2017, 14h27 | Acessos: 4722

Estudantes da graduação com elevado desempenho receberam o Certificado de Excelência Acadêmica, instituído para reconhecer a dedicação dos alunos durante sua trajetória no ensino superior. Concedida pela primeira vez, a distinção foi entregue em solenidade presidida pelo diretor-geral da instituição, Carlos Henrique Figueiredo Alves, no dia 15 de dezembro de 2017.

 “Admiro e agradeço o empenho de cada um. A construção de uma instituição de ensino superior de excelência depende não só de um corpo docente com elevada qualificação, como o que possuímos, mas também de estudantes extremamente comprometidos com a instituição e com sua própria formação profissional”, declarou o diretor-geral.

A diretora de Ensino, Gisele Vieira, também parabenizou os estudantes. “O futuro se constrói no presente e vocês o estão construindo da melhor forma possível.” O chefe do Departamento de Ensino Superior (DEPES), Bernardo Gomes, saudou os novos profissionais, ressaltando a importância do trabalho em equipe para essa e outras conquistas.

A certificação foi instituída este ano, com a aprovação do Conselho de Ensino (CONEN). Para ser contemplado, o estudante precisa ter cursado, com a matrícula mais recente, no mínimo 80% dos créditos necessários para a conclusão do curso; completar o curso no prazo normal de integralização curricular, contado em períodos letivos; não ter sofrido qualquer sanção disciplinar; obter média final igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas. Há três graus de honraria, relacionados ao Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA): Summa Cum Laude, para CRA igual ou maior do que 9,5; Magna Cum Laude, para CRA entre 9 (inclusive) e 9,5; Cum Laude, para CRA entre 8 (inclusive) e 9.

A premiação deste ano contemplou 50 estudantes, formados em 2016. Rebecca Salles, do bacharelado em Ciência da Computação, foi a única a receber o grau Summa Cum Laude. Luana Fragoso, do mesmo curso, foi agraciada com o título Magna Cum Laude. Os demais receberam o certificado Cum Laude.

 
A aluna Rebecca Salles (à esquerda) recebeu o grau Summa Cum Laude e Luana Fragoso (à direita), o Magna Cum Laude


Além de receber a honraria máxima, Rebecca foi responsável pela proposta de criação do certificado, junto com o professor e coordenador de Assuntos Acadêmicos do DEPES, Eduardo Bezerra. “É muito bom fazer parte da história do Cefet/RJ, assim como o Cefet/RJ faz parte da nossa história”, afirmou a estudante, que foi da primeira turma do curso técnico em Informática Industrial do campus Maria da Graça, da primeira do bacharelado em Ciência da Computação e também da primeira do mestrado em Ciência da Computação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página