Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nos campi do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nos campi do Cefet/RJ

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 16h57 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 17h04 | Acessos: 960

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com as mais diversas atividades nos campi dos Cefet/RJ. Os eventos comemorativos incluíram oficinas, exposições, feiras solidárias, plantio de mudas e mutirões diversos com o objetivo de demonstrar para a comunidade acadêmica a importância da preservação da natureza e da solidariedade com as pessoas. As comemorações pelo Dia do Meio Ambiente fazem parte da adesão pelo Cefet/RJ ao Programa de Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente.

“A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) ratifica o compromisso que a instituição de ensino tem pelas causas ambiental, social e cultural. A DISAI parabeniza e agradece a todos, servidores e alunos, que vêm colaborando para tornar o Cefet sustentável e destaca esse lindo dia que foi 5 de junho de 2019”, comenta a professora Aline Trigo, chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional da Diretoria de Planejamento Estratégico (DISAI/DIGES).

 

Veja como foi o Dia do Meio Ambiente em todos os campi do Cefet/RJ:

 

Campus Maracanã

A Sala Verde no Pátio Azul, coordenada pela professora Aline Trigo, e o projeto Serfet Sustentável, coordenado pela professora Mônica Vilardo, em parceria com o Sesc Tijuca, ofereceram atividades de sensibilização, como a Oficina de Kokedama e a Vivência com Pancs. Outra atividade foi a continuidade dos trabalhos do Mutirão Coletivo Sustentável organizado pela professora Valéria Pereira, que realizou novas coletas de medicamentos, tampas plásticas, auréolas de alumínio, instrumentos de escrita usados e aerossóis.

 

 

Outro evento no campus Maracanã foi a palestra para os alunos do curso de Engenharia Ambiental sobre monitoramento de condições ambientais, proferida pelo professor Almir Ferreira.

 

 

A programação contou com mais um destaque: a oficina de horta orgânica para pequenos espaços, coordenada pela professora Myrna Cunha. Os participantes aprenderam a plantar salsinha, cebolinha, orégano e chicória.

 

 

Campus Maria da Graça

O campus Maria da Graça optou pela realização de um bazar para comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente. Servidores e alunos se mobilizaram para organizar o Bazar Solidário Trocando com Graça com o objetivo de arrecadar alimentos e roupas às famílias das crianças em tratamento no Hospital Municipal Jesus, localizado no bairro de Vila Isabel.

 

 

 

Campus Petrópolis

Já em Petrópolis, a Comissão de Coleta Seletiva Solidária do campus realizou a terceira edição da Feira do Desapego, como uma forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo os organizadores, a Feira do Desapego é uma ação anual de conscientização acerca do consumo consciente e responsável. O evento visa recolher doações e também colocar roupas e objetos usados para troca a partir da livre escolha do público.

 

 

Campus Angra dos Reis

No campus Angra dos Reis, o Cefet/RJ comemorou o dia Mundial do Meio Ambiente com o projeto Horta Medicinal Natural. O projeto, coordenado pela professora Glaucia Domingues, doou para alunos e visitantes mudas de espécies cultivadas na horta do campus.

 

 

Campus Nova Iguaçu

No campus de Nova Iguaçu, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com um evento organizado pela equipe Bode Verde. A atividade acadêmica, com a supervisão da professora Luane Fragoso, visou apresentar para a comunidade as atividades ecológicas realizadas no campus.

 

 

Campus Itaguaí

No campus Itaguaí, o principal evento que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente foi uma homenagem em memória ao professor Ricardo Benevides, idealizador do projeto Green Day. Atualmente, o Green Day é coordenado pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária local e realiza uma série de atividades de conscientização ambiental, com destaque para o plantio de árvores nas áreas do campus.

 

 

 

Campus Valença

No campus Valença, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com a realização de uma visita técnica às instalações da Embrapa, localizada na Fazenda Santa Mônica, no mesmo município fluminense. Na oportunidade, alunos e professores conheceram os trabalhos da Embrapa local, voltados para o treinamento em gerenciamento de resíduos dos setores agropecuários, de alimentos e da saúde animal.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página