Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno de Engenharia de Materiais da Costa Rica realiza intercâmbio no Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Aluno de Engenharia de Materiais da Costa Rica realiza intercâmbio no Cefet/RJ

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 16h42 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 16h49 | Acessos: 872
Professor Ronney Boloy e o estudante Fabián Antonio Bermúdez

Como resultado de mais uma parceria internacional entre grupos de pesquisa e de intercâmbio acadêmico, o Cefet/RJ recebeu aluno de graduação em Engenharia de Materiais da Costa Rica durante o primeiro semestre letivo deste ano. Ao longo desse período, Fabián Antonio López Bermúdez, universitário da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais do Instituto Tecnológico da Costa Rica (TEC), realizou seu trabalho de conclusão de curso em processo de orientação conjunta com o professor Ronney Arismel Mancebo Boloy, do Departamento de Engenharia Mecânica do Cefet/RJ, e sua orientadora, a professora Claudia Chaves Villareal.

Essa parceria de intercâmbio acadêmico também incluiu, além da professora Claudia Chaves Villareal, o professor José Luz Silveira, do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). “Aprendi a fazer um projeto de pesquisa em bases científicas rigorosas e também com qualidade acadêmica para publicação em congressos e revistas”, conta Fabián. A apresentação pública de defesa do TCC será feita na Costa Rica.

O professor Ronney Boloy destaca a parceria entre os três grupos de pesquisa e também o sucesso acadêmico do primeiro intercâmbio de graduação com a Costa Rica. “A orientadora dele, professora Claudia Chaves, já participou via teleconferência de uma banca de mestrado de um orientando meu e, assim, vamos crescendo nesta parceria entre grupos de pesquisa; com certeza, Fabián vai levar uma ótima experiência acadêmica para seu país”, enfatiza Boloy. A parceria de pesquisa e intercâmbio envolve o Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (GEEMAT) do Cefet/RJ, coordenado pelo professor Boloy; o Grupo de Pesquisa Biogás para Todos, liderado pela professora Villareal; e o Instituto de Pesquisa em Bioenergia do campus de Guaratinguetá (IPBEN/FEG/UNESP), coordenado pelo professor Silveira.

As pesquisas e orientações realizadas por Fabián para seu TCC já renderam um artigo científico que vai ser publicado nos Anais do V Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT), a ser realizado de 11 a 13 de setembro de 2019, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. Esse evento é organizado em parceria com o Cefet/RJ e os institutos politécnicos de Portalegre e de Bragança, em Portugal, e a Universidade de La Coruña, na Espanha. “Vou apresentar este trabalho em Portugal, junto com outros pesquisadores, e quero destacar que foi muito legal essa experiência de intercâmbio, pois estudei nas melhores universidades brasileiras e aprendi muito”, conta Fabián.

 

Para mais informações sobre a Escola de Ciência e Engenharia de Materiais no Instituto Tecnológico da Costa Rica (TEC), acesse:

https://www.tec.ac.cr/escuelas/escuela-ciencia-ingenieria-materiales

 

Para informações sobre o V Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT), acesse:

http://www.cieemat.com/

 

Para visualizar o CV Lattes do professor Ronney Arismel Mancebo Boloy, do Cefet/RJ, acesse:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219847J6

 

Para visualizar o CV Lattes do professor José Luz Silveira, da FEG/Unesp, acesse:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784135Y0

registrado em:
Fim do conteúdo da página