Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ITESS promove oficina de soldagem para projeto de turismo sustentável em Paquetá
Início do conteúdo da página

ITESS promove oficina de soldagem para projeto de turismo sustentável em Paquetá

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 16h14 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 18h19 | Acessos: 1246

Aluno Frederico Costa ensina técnicas de solda para os cooperados do projeto Paquetáxi

No dia 17 de setembro de 2019 a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis (ITESS) do Cefet/RJ promoveu uma oficina de solda para os cooperados do projeto Paquetáxi, um empreendimento de turismo de base comunitária que utiliza triciclos elétricos para fazer passeios turísticos na Ilha de Paquetá e está em fase de incubação na ITESS. 

A oficina é fruto de uma parceria com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e contou com a participação de 13 cooperados da Paquetáxi. A aula foi conduzida pelo bolsista da ITESS, Frederico Costa, aluno do 2º período da graduação em Engenharia Elétrica do Cefet/RJ, com o objetivo de ajudar a otimizar a manutenção e a eficiência dos triciclos, fortalecendo a autonomia dos donos dos ecotáxis. “Na oficina, foram mostradas técnicas de solda e de limpeza do material, e estimulamos o exercício por parte dos membros da cooperativa”, explica Frederico. O coordenador da ITESS, Vinicius Von Doellinger, também acompanhou a oficina.

Fundada em junho de 2016, a Paquetáxi foi selecionada no último edital da ITESS, e tem o objetivo de promover um turismo sustentável e de base comunitária, agregando renda para os moradores da região sem degradação e exploração do bairro de Paquetá, que possui áreas de patrimônio cultural e de proteção ambiental.

Cooperados da Paquetáxi aprendendo técnicas de soldagem durante a oficina

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página