Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 18h38 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 18h43 | Acessos: 1683

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Estudantes dos cursos de nível médio/técnico do Cefet/RJ podem se inscrever até 24 de abril, mas, de acordo com o cronograma, é possível garantir um desconto na taxa de inscrição cadastrando-se até o dia 9 de março. As provas começam no dia 4 de maio e a etapa final ocorre nos dias 15 e 16 de agosto.

A ONHB é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp. “A olimpíada permite que o estudante tenha contato com os métodos de investigação através da crítica de documentos, a compreensão dos processos históricos que formam o tempo presente, e a análise de personagens e períodos que são esquecidos ou pouco lembrados no ensino escolar e na história oficial do Brasil”, explica o professor Samuel Oliveira.

A olimpíada é realizada em sete etapas. As seis primeiras são on-line e ocorrem entre os meses de maio e junho. Nelas, as equipes são estimuladas a investigar a história do Brasil respondendo, em cada etapa, a 11 questões de múltipla escolha e realizando uma tarefa. A sétima etapa é presencial, em Campinas, na qual os estudantes escrevem uma redação com um tema transversal sobre a história do Brasil e que tenha sido central na olimpíada.

A Coordenação de História do campus Maracanã desenvolve o projeto de participação na ONHB há quatro anos. Em 2019, duas das quatro equipes do estado do Rio de Janeiro selecionadas para a etapa final eram de alunos do Cefet/RJ.

Inscrições até 24 de abril

Os interessados em participar devem reunir uma equipe de três estudantes, escolher um professor da Coordenação de História e realizar a inscrição no site da ONHB. A taxa de inscrição varia entre R$ 38 e R$ 118, de acordo com o período em que o aluno se inscrever. O prazo final para se inscrever na ONHB é até 24 de abril, mas para quem quiser pagar a taxa com desconto, deve fazer a inscrição até 9 de março.

Além disso, para quem deseja obter mais informações, no dia 4 de março, a Coordenação de História do campus Maracanã fará uma reunião para apresentar as regras e as etapas da olimpíada, às 11 horas, no Auditório 3.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página