Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos do Cefet/RJ concorrem em olimpíadas nacionais e no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Projetos do Cefet/RJ concorrem em olimpíadas nacionais e no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 16h39 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 16h39 | Acessos: 806

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2020

 Alunos do Cefet/RJ campus Maracanã estão inscritos no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2020. Gabriela Ferreira de Mesquita, Leonardo Coutinho Lanzillotta, Pedro Henrique Leite da Silva Pimentel, Esther Ewellin Campos Dias e Larissa Rocha Santos fazem parte do Projeto Grupo Robótica Maracanã e desenvolveram o projeto “Drone com inteligência para identificação de zonas de reprodução de insetos, com capacidade de lançamento de cápsulas” com a colaboração do monitor de Jovens Talentos Gabriel Alves e sob a orientação do professor João Quadros. 

O prêmio é destinado a estudantes e pesquisadores da área de CT&I. O tema escolhido para a edição do prêmio deste ano é “Inteligência Artificial”, por sua abrangência pelo que representa para o desenvolvimento tecnológico dos países-membros. 

A edição de 2020 foi lançada simultaneamente nos países-membros e associados ao Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. 

De acordo com o regulamento do evento, a divulgação do resultado ocorrerá até 01/12/2020, no endereço: http://www.premiomercosul.cnpq.br/.

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 

Os estudantes Luiz Henrique Brito, Arthur Silva e Ellen Caldas, da turma 3BINFO, do campus Maracanã, estão competindo na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2020, na modalidade Prática Virtual, nível 2. Nessa modalidade, os participantes devem criar uma modelagem de robô e colocá-la em um ambiente simulado para ser verificada. Os estudantes fizeram um robô de resgate e estão concorrendo na categoria de Modelagem Virtual.
Clique aqui para ver a modelagem.

 Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 

Este ano, a Olimpíada Brasileira de Informática ocorreu em modelo virtual e 23 estudantes do Cefet/RJ de vários campi e cursos participaram da primeira fase da competição.

O professor João Quadros e o aluno Erick Gaiote, da 3AINFO, ajudaram a montar e treinar os estudantes dessa equipe. Os resultados deverão ser divulgados no final de outubro de 2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página