Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Egressa do Cefet/RJ tem artigo publicado em revista de excelência internacional
Início do conteúdo da página

Egressa do Cefet/RJ tem artigo publicado em revista de excelência internacional

Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 13h59 | Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 14h05 | Acessos: 1209

A estudante Maria Eduarda Silva da Gama Afonso, egressa do ensino médio/técnico em Informática do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu, teve seu artigo científico publicado na revista “IENCI – Investigação em Ensino de Ciências”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho intitulado “Investigando processos de retomada de conhecimentos de Física por intermédio do jogo PerFísica” é resultado da participação da estudante no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM), do Cefet/RJ, entre os anos de 2018 e 2019.

Maria Eduarda Afonso (à esq.) foi orientada pela professora Marta Maximo (à dir.) e realizou a iniciação científica no Cefet/RJ campus Nova Iguaçu.

A revista IENCI é uma publicação quadrimestral, de excelência internacional, voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais, quando enfocadas de maneira integrada. A publicação tem classificação Qualis A2 (o segundo maior em uma escala de oito níveis) no sistema brasileiro de avaliação de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As revistas Qualis A2, assim como as Qualis A1, publicam pesquisas finalizadas e que apresentam contribuições originais relevantes para uma determinada área de pesquisa.

Para o desenvolvimento do estudo, Maria Eduarda foi orientada pela professora Marta Maximo e realizou sua iniciação científica no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu: “para mim, a publicação numa revista dessa categoria tem um gosto único e significa que o trabalho desenvolvido tem excelente qualidade. Ganhei mais coragem e confiança em prosseguir como pesquisadora”, ressaltou a jovem. Este é o primeiro trabalho científico publicado de Maria Eduarda, que atualmente é aluna de Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Leia na íntegra o artigo publicado pela revista IENCI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página