Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ adere à Década da Ciência Oceânica para o desenvolvimento sustentável
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ adere à Década da Ciência Oceânica para o desenvolvimento sustentável

Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 18h33 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 18h36 | Acessos: 421

O Cefet/RJ aderiu à Rede Sudeste da Década da Ciência Oceânica, um movimento global instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de despertar a consciência sobre a importância do ambiente marinho costeiro no período compreendido entre 2021-2030. O Termo de Adesão tem por finalidade integrar esforços para fortalecer ações e alinhar projetos preexistentes ou mesmo desenvolver outros, visando ampliar o conhecimento científico para, em uma década, termos um oceano sustentável e saudável.

A iniciativa da adesão partiu das professoras Giselle Correa da Silva e Valéria Pereira, da Coordenadoria de Química da unidade Maracanã do Cefet/RJ e coordenadoras do projeto de extensão “Menos plástico é mais”.

No Brasil, a Década do Oceano foi lançada no dia 20 de abril de 2021 e cada região traçou metas específicas de acordo com as suas particularidades. Objetiva-se alcançar, como resultado, um oceano limpo, saudável e resiliente, produtivo, previsível, seguro, transparente, inspirador e envolvente. Para isso, em 9 de dezembro de 2020, foi criado o Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste para a Década (GAM-SE).

Esse grupo conta com parcerias importantes, como o Comitê de Assessoramento da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo formado por representantes da sociedade civil, do terceiro setor e instituições públicas como as universidades e os institutos de pesquisa. Sua maior finalidade é difundir a cultura oceânica e mobilizar a sociedade quanto à importância dos oceanos para a vida de todos.

As docentes do Cefet/RJ participaram, em 2020, da implantação do GAM-SE e atuam como membros na sua implementação em 2021. Sendo assim, o GAM-SE convida interessados em realizar projetos relacionados a essa temática ou simpatizantes da causa a atuarem em conjunto nas mobilizações que serão realizadas durante a Década do Oceano.

Para participar ou para obter mais informações, entre em contato pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Acesse aqui para ver o Termo de Adesão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página