Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Parceria entre Cefet/RJ e Prefeitura do Rio oferece curso de relações étnico-raciais a servidores municipais
Início do conteúdo da página

Parceria entre Cefet/RJ e Prefeitura do Rio oferece curso de relações étnico-raciais a servidores municipais

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 20h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 21h43 | Acessos: 991

O Cefet/RJ, por meio do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e em parceria com a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), com a Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR-Rio), com a Fundação João Goulart (FJG) e com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), está ofertando o I Curso de Extensão em Relações Étnico-raciais e Políticas Públicas “Por um Rio Antirracista”, destinado a servidores públicos municipais. O objetivo é fomentar e qualificar o debate público sobre a importância da cultura e das práticas antirracistas para a construção de uma cidade mais justa e segura. O curso iniciou ontem (11), com uma aula magna presencial, realizada no Palácio da Cidade.

A aula magna contou com a presença do professor Mauricio Saldanha Motta, diretor-geral do Cefet/RJ, e do professor Fábio Sampaio de Almeida, coordenador em exercício e docente do PPRER. Durante a cerimônia, Mauricio Motta parabenizou as instituições pela elaboração do curso e lembrou que o PPRER está completando 10 anos em 2021, o que representa um marco para o Cefet/RJ.

Fábio Almeida (PPRER) e Mauricio Motta (Cefet/RJ), na aula magna do I Curso de Extensão em Relações Étnico-raciais e Políticas Públicas “Por um Rio Antirracista”, destinado a servidores públicos municipais

 

– É um programa muito especial, que há dez anos causou surpresa na nossa instituição. O Cefet/RJ é uma instituição centenária, hoje com mais de 20 mil alunos, em oito campi distribuídos pelo estado do Rio de Janeiro, que sempre teve um foco muito forte nas Engenharias. Aí surge uma proposta de um curso de Relações Étnico-Raciais, em uma casa que respira tecnologia... Mas a grande justificativa no acolhimento desse curso foi, da nossa história centenária, a construção de alguns conceitos. O principal deles é o de uma instituição pública de educação, gratuita, de qualidade e inclusiva. Então, isso por si só já mereceria todo o mérito de uma proposta como essa”, destacou Mauricio Motta.

O diretor-geral ressaltou, ainda, o fato de o PPRER atuar para além do academicismo, da geração de conhecimento, promovendo também ações práticas, e disse que o Cefet/RJ está à disposição para novas ações: “nós entendemos que, dentro do nosso conceito de ação, da nossa missão, mais do que formar profissionais, nós formamos cidadãos plenos, éticos, que reconheçam e respeitem a pluralidade de uma sociedade”. O vídeo completo da aula magna está disponível no Canal da Prefeitura do Rio no YouTube.

O curso é destinado a 200 servidores municipais da cidade do Rio de Janeiro. Além da aula magna, serão realizados quatro encontros virtuais, entre os dias 19 de novembro e 10 de dezembro. Os participantes receberão certificados emitidos pelo PPRER-Cefet/RJ. Confira a ementa do curso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página