Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ abre consulta pública sobre o novo Plano de Dados Abertos
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ abre consulta pública sobre o novo Plano de Dados Abertos

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h35 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 18h21 | Acessos: 754

A Comissão Permanente de Dados Abertos do Cefet/RJ convida a comunidade a participar da construção do Plano de Dados Abertos da instituição, por meio de uma consulta pública. O formulário será disponibilizado na página www.cefet-rj.br/dados-abertos-cefet e os participantes poderão indicar os conjuntos de dados a serem priorizados para futura abertura no período de vigência do referido plano (ainda em elaboração). A consulta pública ocorre entre 1º e 12/12/2021.

A comissão está elaborando o novo Plano de Dados Abertos (PDA) do Cefet/RJ, de acordo com o Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, e com a Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), que aprova normas sobre a elaboração e a publicação de Planos de Dados Abertos.

Foram realizadas reuniões nos meses de setembro e outubro de 2021 e, após o levantamento dos dados solicitados por meio de mecanismos de transparência passiva e dos sistemas de bases de dados do Cefet/RJ, a comissão definiu um conjunto de dados candidatos à abertura no plano.

A realização da consulta pública é uma orientação da Controladoria-Geral da União (CGU) para definição das bases a serem priorizadas para abertura em formato aberto.

Participe da consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos do Cefet/RJ preenchendo o formulário e contribua para uma instituição mais transparente!

 

Entenda o que são dados abertos

De acordo com a Open Knowledge Foundation, dados abertos são dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeitos, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e abertura (por exemplo, citação da fonte ou divulgação com a mesma licença).

Todos os dados públicos têm vocação para serem dados abertos. Dessa forma, é fundamental que os governos implementem políticas para disponibilizá-los (Portal Brasileiro de Dados Abertos).

registrado em:
Fim do conteúdo da página