Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ participa de seminário da Andifes que discute a educação no futuro
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa de seminário da Andifes que discute a educação no futuro

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 18h42 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 20h15 | Acessos: 481

Dirigentes de instituições federais de ensino de todo o Brasil se reuniram no Rio de Janeiro para discutir os rumos da educação no país. “A educação no futuro” foi o tema do seminário organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Hilton, em Copacabana. O seminário teve o apoio das instituições fluminenses que fazem parte da Andifes: Cefet/RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

O presidente da Andifes, professor Ricardo Marcelo Fonseca, abrindo o seminário

 

Durante a abertura do evento, o presidente da Andifes, professor Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, explicou que esse é o primeiro de uma série de seminários que têm como objetivo pensar a educação de modo sistêmico, com foco na educação superior, mas não se restringindo somente a ela. “Depois desse período de grandes transformações, de grandes desafios, como foi o desafio da pandemia, nos pareceu absolutamente necessário que colocássemos os olhos para o futuro, que pudéssemos, como um conjunto de reitores e reitoras, como um conjunto de instituições, pensar os nossos próximos passos dentro desse novo ciclo”, destacou Fonseca. Também participaram da abertura os membros da Diretoria Executiva e o secretário executivo da Andifes.

O presidente da Andifes (à esq.), ao lado do diretor-geral
do Cefet/RJ, professor Mauricio Motta

 

A programação foi composta por mesas-redondas e palestras conduzidas por professores e reitores de diversas instituições, além da apresentação do Censo da Educação Superior 2021, realizada pelo Inep. O diretor-geral do Cefet/RJ, professor Mauricio Motta, esteve presente no seminário e destacou a amplitude dos desafios enfrentados pelas instituições. “Pensar numa educação já voltada para o futuro, entendendo que a mudança da sociedade é cada vez mais rápida, em face de vários paradigmas, não só os tecnológicos, mas também as questões sociais, as questões de inclusão, é um papel que tem que ser pensado e esse evento da Andifes toca nisso. A gente pensa numa educação para o futuro não só com a questão de base tecnológica, mas de qual sociedade a gente quer construir nos próximos anos. Acho que esse é o papel de uma instituição pública de educação como o Cefet/RJ”, declarou Motta.

 

Programação cultural

O primeiro dia do evento contou ainda com uma programação cultural no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, atualmente alocado no prédio histórico onde funciona o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), que completou 100 anos no último mês de setembro. As atrações da noite foram o grupo Música Antiga da UFF, a Companhia de Dança da UFRRJ e os pianistas Ernesto Hartmann, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Ronal Silveira, diretor da Escola de Música da UFRJ. O Cefet/RJ também marcou presença, fechando as apresentações da noite com o Duo Spielmann & Zagury, formado pela professora da instituição Daniela Spielmann, em parceria com a professora Sheila Zagury, da UFRJ. O duo executou três composições de Jacob do Bandolim e a música “Anatilda”, de Daniela Spielmann, premiada no Festival de Música da Rádio MEC em 2021.

O diretor-geral do Cefet/RJ, juntamente com os dirigentes das outras
instituições do Rio e o presidente da Andifes, agradeceu a
participação de todos no evento 

 

Daniela e Sheila são instrumentistas que se aproximam da brejeirice, da virtuose e da dolência do choro com a liberdade criativa do jazz e a acuidade da música de câmara. O duo se formou em 1996, na UNIRIO, onde foram alunas, e seu último CD, “Entre mil... Você!”, lançado em 2020, faz um tributo a Jacob do Bandolim. No Cefet/RJ, Daniela coordena os projetos Bandão do Cefet/RJ e Música no Cefet, e Sheila coordena o projeto Roda de Choro na Escola de Música da UFRJ.

Apresentação do Duo Spielmann & Zagury

 

Clique aqui para ver mais fotos e vídeos das apresentações culturais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página