Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos da Uned Petrópolis ficam em 1º e 2º lugares em concurso literário
Início do conteúdo da página

Alunos da Uned Petrópolis ficam em 1º e 2º lugares em concurso literário

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 16h04 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 16h21 | Acessos: 549

Foi realizada, na noite de quinta-feira, dia 1º de dezembro, a cerimônia de premiação da primeira edição do Concurso Literário APL na Escola, organizado pela Academia Petropolitana de Letras (APL) em comemoração ao centenário da entidade. Dois alunos do 3º ano do ensino médio integrado do Cefet/RJ Uned Petrópolis foram premiados na categoria Prosa (conto): Álan da Silva Camara ficou em 1º lugar com o conto “Hortênsias” e Danyela Senra Rodrigues garantiu a 2ª colocação com “Um passeio inesquecível”.

A gerente administrativa Michele Gonzales, do Cefet/RJ Petrópolis, e o professor Felipe Ferreira prestigiaram os alunos Álan e Danyela na cerimônia de premiação

Álan relatou que o 1º lugar no concurso marcou uma virada em sua trajetória: “passei a maior parte da minha vida acadêmica focado especificamente na matemática e, agora, tendo recentemente descoberto minha inclinação aos livros, vejo com esse resultado que pode ser que haja um ‘futuro’ para mim na escrita”. Ele contou que participar da competição foi uma ótima oportunidade de colocar no papel um pouco dos seus universos em formato de histórias, algo que ele já cogitava há algum tempo. Já Danyela ressaltou que a conquista representa a importância de acreditar em si mesma, porque “nada é impossível”. A aluna, que pretende cursar Engenharia de Computação no futuro, afirmou que sempre gostou de ler e que escrever é um hobby.

O professor de leitura e produção de textos do Cefet/RJ Uned Petrópolis Felipe Ferreira destacou a “importância de a leitura e a escrita terem espaço garantido na escola, para muito além dessas formas específicas de produção textual sistematizada, como a da famosa redação do Enem. Essa forma é importante, sim, mas não pode ser a única”. E declarou: “a literatura, a escrita criativa, os diferentes gêneros textuais devem integrar a formação dos estudantes. Criatividade, prazer em ler e escrever, contato com diferentes culturas por vias literárias... Tudo isso é essencial!”.

Sobre o Concurso Literário APL na Escola

O concurso foi criado com o objetivo de incentivar a produção literária de discentes do ensino médio da rede pública de Petrópolis e de valorizar os estudantes-escritores da cidade. Os textos inscritos são inéditos e concorreram em duas categorias: Poesia (poema) e Prosa (conto). Ao todo, foram premiados seis alunos – três para cada gênero literário – com diplomas, medalhas e quantias em dinheiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página