Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ participa da cerimônia de lançamento do 1º curso de graduação do IMPA
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa da cerimônia de lançamento do 1º curso de graduação do IMPA

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 21h00 | Última atualização em Sábado, 09 de Dezembro de 2023, 02h03 | Acessos: 750

O presidente Lula assinou o credenciamento do IMPA como Instituição de Educação Superior e a autorização para o início do IMPA Tech

Nesta quarta-feira (6), alunos, professores e diretores do Cefet/RJ estiveram presentes na cerimônia que credenciou o Instituto de Matemática e Pesquisa Aplicada (IMPA) como Instituição de Educação Superior e autorizou a criação do primeiro curso de bacharelado em Matemática da Tecnologia e da Inovação, o IMPA Tech. O evento foi realizado no Hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio de Janeiro, e reuniu o presidente Lula, o ministro da Educação Camilo Santana, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, além de outras autoridades.

O IMPA Tech entrará em funcionamento em 2024, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas, no site do IMPA, e poderão ser feitas até 28/12. Entre outros critérios, o certame irá considerar o desempenho dos candidatos em olimpíadas científicas e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em seu primeiro ano, a graduação irá atender 100 alunos, com investimento do governo federal estimado em R$ 16,7 milhões. A previsão é que, em quatro anos, as turmas alcancem até 400 alunos.

Conforme a vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, a iniciativa é inovadora e abre novas possibilidades a alunos da instituição que têm interesse na área e desejam se capacitar para o mercado de tecnologia e também aos estudantes medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), organizadas pelo próprio IMPA. Com tradição na disputa, o Cefet/RJ teve 10 medalhistas na OBMEP de 2022. Os estudantes da instituição conquistaram uma medalha de ouro, três de prata e seis de bronze.

O aluno do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática da Unidade Maracanã, Roger Augusto, foi um dos medalhistas da OBMEP realizada no ano passado e se interessou pelo IMPA Tech. Ele pretende se inscrever ainda nesta semana. “Achei uma ótima oportunidade para quem gosta de estudar matemática ou áreas próximas. Acredito que vai se tornar uma grande instituição de ensino”, opinou o estudante.

Cerca de 100 pessoas integraram a comitiva do Cefet/RJ que marcou presença na solenidade

Autoridades exaltam o investimento em educação para o futuro do país   

Durante sua fala na cerimônia de lançamento do IMPA Tech, o presidente Lula ressaltou que “a educação é o investimento mais extraordinário que um governo pode fazer, pois visa dar oportunidade para todos". O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, também reforçou a importância de aplicar recursos na área e a expectativa de que a graduação abra portas para alunos de famílias de baixa renda. O curso, além de ser gratuito, oferece apoio, auxílio, alojamento, alimentação e moradia.

A estudante carioca Melissa de Souza, de 13 anos, medalhista da OBMEP, representou os estudantes na cerimônia. Segundo ela, além da matemática estar em todo lugar, ajuda o estudante a pensar de forma analítica e a ter raciocínio lógico. “A criação do curso de graduação vai ser uma ótima oportunidade e vai abrir muitas portas para os alunos de todo país”, comemorou a jovem.

O presidente Lula abraçou os estudantes durante a cerimônia de lançamento do 1º curso de graduação do IMPA. Foto: Daduí Guerrieri

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página