Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 17h56 | Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2020, 21h18 | Acessos: 7462

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pelo Cefet/RJ ou sobre as ações no âmbito de sua competência.

 

1- Como se dá o ingresso no Cefet/RJ ?

Para informações sobre ingresso aos cursos do Cefet/RJ, acesse:  http://www.cefet-rj.br/index.php/6-formas-de-acesso-e-ingresso

 

2- Quais os cursos oferecidos pelo Cefet/RJ?

Para informações sobre cursos oferecidos pelo Cefet/RJ, acesse:  http://www.cefet-rj.br/index.php/5-tipos-de-oferta

 

3- Gostaria de saber quando será divulgado o processo seletivo para os cursos técnicos do Cefet/RJ?

A Coordenadoria de Concursos (CCONC) é o setor responsável pela organização dos concursos promovidos no âmbito do Cefet/RJ.

Maiores informações podem ser obtidas através da seguinte forma:

Acessando o link: http://www.cefet-rj.br/index.php/concursos2

Atendimento presencial: Rua General Canabarro, 552 - Maracanã

Por telefone: (21) 2566-3182 / 2569-4338

 

4- Gostaria de saber se existe a possibilidade de aproveitamento e candidatos aprovados em outro concurso para o cargo de professor EBTT?

Segundo a Decisão Normativa TCU nº 212/1998, "é legal o aproveitamento de candidatos aprovados em concurso realizado por outro órgão, desde que dentro do mesmo Poder, para provimento de cargo idêntico àquele para o qual foi realizado, que tenha as iguais denominação e descrição e que envolva as mesmas atribuições, competências, direitos e deveres, de tal modo que se exijam idênticos requisitos de habilitação acadêmica e profissional e sejam observadas a ordem de classificação e a finalidade ou destinação prevista no edital, que deverá antever a possibilidade desse aproveitamento".

Adicionalmente, conforme o Acórdão TCU 569/2006 – Plenário, “O aproveitamento de candidatos aprovados em concursos realizados por outros órgãos do mesmo Poder somente poderá ocorrer no âmbito da mesma região geográfica.”

Assim, conforme o exposto não há impeditivo para que se aproveite o candidato, salvo o engano em duas hipóteses:

(a) não interesse de alguma das instituições envolvidas;

(b) caso não se satisfaçam as condições expressas na Decisão Normativa TCU nº 212/1998.

 

5- Qual o procedimento para solicitar aproveitamento de concurso público para algum cargo no Cefet/RJ?

Para aproveitamento de vagas é necessário que o Cefet/RJ possua código de vaga livre para o cargo pretendido, cujo provimento pode ser feito para qualquer área (no caso dos docentes), conforme conveniência e necessidade da Administração, condicionado à disponibilidade orçamentária e autorização do dirigente máximo do órgão.

 

6- Quais as quantidades de código de vaga livres disponíveis para redistribuição ou provimento?

Para informações acerca de cargos vagos e ocupados neste Centro, acessar o 'Demonstrativo dos cargos ocupados e vagos no Cefet/RJ' no site www.cefet-rj.br, no item Acesso à Informação  > Servidores no menu à esquerda,

 

7- Como se dá a escolha dos aspirantes aos cursos de mestrado e doutorado na área de Ciências, Tecnologia e Educação?

Para maiores informações, acesse o link http://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/depog

 

8- Qual orientação para correta classificação/ temporalidade sobre os processos de Emissão de Certidão Aluno Aprendiz?

Não há no Código de Classificação e na Tabela de Temporalidade e Destinação de documentos de Arquivos relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino superior - IFES, classificação e destinação pertinentes aos processos de emissão de certidão de aluno aprendiz. 

Os arquivistas do Arquivo Geral do Cefet/RJ, em consenso, concluíram que seria mais correto que os processos de Emissão de Certidão Aluno Aprendiz fizessem parte dos assentamentos individuais dos alunos (Dossiês dos Alunos), incorporando sua classificação e prazo de guarda de 100 anos. 

Esse procedimento dar-se-á enquanto vigorarem os Instrumentos de Gestão, aprovados pelo Conselho nacional de Arquivos - Conarq/Arquivo Nacional.

 

9- Onde posso obter a relação eletrônica de empregados terceirizados em atividade no Cefet/RJ?

A relação de empregados terceirizados do Cefet/RJ, pode ser obtida acessando a 'Relação completa de empregados terceirizados em exercício no Cefet/RJ' no site www.cefet-rj.br, no item Acesso à Informação > Servidores, no menu à esquerda.

 

10- Quais as práticas de governança adotadas por esta Instituição?

As informações acerca desse assunto podem ser consultadas nos documentos listados no link:  http://www.cefet-rj.br/index.php/documentos-institucionais

 

*Atualizado em 13/05/2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página