Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Participação expressiva de pesquisadores do Cefet/RJ marca III CIEEMAT, em Portugal

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 15h39 | Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2017, 12h25 | Acessos: 1571

Primeiro evento científico do Cefet/RJ sediado no exterior, o III Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (III CIEEMAT) contou com participação expressiva de pesquisadores da instituição. Além de marcar presença na comissão organizadora, com o fundador e presidente do congresso Ronney Arismel Mancebo Boloy, e na comissão científica, com os professores Amilton Ferreira da Silva Junior, Jorge Alberto de Medeiros Carvalho, Marcus Val Springer e Vanessa de Almeida Guimarães, o Centro Federal foi representado por gestores, docentes e estudantes nas comunicações orais e apresentações em pôster. O evento ocorreu entre os dias 12 e 15 de julho de 2017, em Bragança, Portugal.

 Mesa de abertura do III CIEEMAT

A sessão de abertura do III CIEEMAT contou com a participação do diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Alves, e do professor Ronney Boloy, além do vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Luís Pais, do presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e do presidente da comissão organizadora do evento, Américo Vicente Leite. Também estiveram presentes na solenidade a diretora de Ensino, Gisele Vieira, a assessora de Convênios e Relações Internacionais, Ângela Norte, e a diretora do campus Nova Iguaçu, Luane Fragoso. Em seguida, o diretor-geral do Cefet/RJ atuou como moderador na Sessão Plenária 1, na qual o professor João Joanaz de Melo, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, discutiu “O novo paradigma energético: condicionantes, oportunidades e opções difíceis”.

Na primeira comunicação oral, a professora Elizabeth Mendes de Oliveira, do Departamento de Engenharia Metalúrgica do campus Angra dos reis, apresentou, junto com outros dois professores da UFF, o trabalho “Avaliação da eficiência de retenção de solos de cobertura de aterros controlados por meio de contaminação de nanopartículas por CuO”. Em seguida, a mesa-redonda “Plataforma internacional de dupla diplomação” teve a participação do diretor-geral do Cefet/RJ e de representantes do Instituto Politécnico de Bragança, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Universidade da Coruña.

A primeira sessão de comunicação em pôster contou com o trabalho “Revisão dos requisitos para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001:2015”, realizado por dois pesquisadores do Cefet/RJ de Angra dos Reis – Ronney Boloy e Jesús Puente –, em conjunto com outros dois pesquisadores da UFMG e uma pesquisadora da Eletronuclear. Ainda nessa sessão, Marcus Springer e Vanessa Guimarães, também do campus Angra dos Reis, apresentaram o pôster “Modelo de gestão universitária: uma proposta para avaliação e melhoria de desempenho das IES brasileiras”. Ainda no primeiro dia de congresso, a professora Elizabeth Oliveira atuou como moderadora da segunda sessão de comunicação oral.

 Sessão de comunicação em pôster

No segundo dia do congresso, a diretora de Ensino do Cefet/RJ, Gisele Vieira, foi destaque na sessão de comunicação convidada com o trabalho “Transferência de calor com mudança de fase”. Já a terceira sessão de comunicação oral contou com a apresentação do trabalho “Cassava-processing wastewaters: bioremediation potential of immobilized Chlorella vulgaris (Chlorophyceae)”, de autoria de professores do Cefet/RJ, C. Loures e R. Boloy, em conjunto com outros dois professores do IPB.

A segunda sessão de comunicação em pôster contou com seis trabalhos de pesquisadores do Cefet/RJ. O professor Amilton Júnior apresentou dois trabalhos – “Máquinas de Stirling e seu potencial para a energia renovável” e “Dessalinização e sua relevância para o Brasil em um futuro próximo” –, escritos em conjunto com docente da UFF. “Protótipo de veículo movido a energias renováveis” é o título da pesquisa de Lorhan Lourenço, também do Cefet/RJ. “Numerical analysis of a hyperelastic material under pure shear” foi apresentado por três pesquisadores do Cefet/RJ – Fernando Araújo, Rafael Santos e Alexandre Pereira – junto com mais um pesquisador da UFF. “Estado da arte sobre as inovações na cadeia de processamento da mandioca para produção de farinha seca” é de autoria do professor Boloy, com Yasmin Chaves (IPB e Cefet/RJ) e mais um pesquisador do IPB. O pôster “Aplicação do PDMS ao estudo biomecânico de aneurismas cerebrais: revisão” foi produzido por dois pesquisadores do Cefet/RJ, Alexandre Pereira e Fernando Araújo, com Eduardo Marques (IPB/Cefet/RJ) e mais outro docente do IPB.

A diretora de Ensino do Cefet/RJ, Gisele Vieira, fez a moderação da sessão de comunicação oral no terceiro e último dia do congresso. Foram apresentados dois trabalhos de pesquisadores do Cefet/RJ nessa sessão. “Estudo da caracterização do PDMS e suas aplicações na Biomédica” é de autoria dos pesquisadores do Cefet/RJ Fernando Araújo e Alexandre Pereira, com Andrews Souza (IPB/Cefet/RJ) e outro docente do IPB. O professor Ronney Boloy, junto com Glauco Nobrega (IPB/Cefet/RJ) e um docente do IFPE, apresentaram o trabalho “Análise dos atores que promovem a cultura empreendedora na região da Costa Verde/RJ - Brasil”.

 Sessão com a diretora de Ensino, Gisele Vieira

A terceira sessão de comunicação em pôster contou com dois trabalhos de pesquisadores da instituição. “Gaseificador de blocos de madeira em leito fluidizado: uma revisão” é de autoria do professor Boloy com Camila Chaves (IPB/Cefet/RJ) e outro pesquisador do IPB. Além desse, Boloy também apresentou o trabalho realizado com Glauco Nobrega (IPB/Cefet/RJ) e mais um docente do IPB, intitulado “Estado da arte da incorporação de um sistema de cogeração de energia em uma planta de produção de biodiesel e hidrogênio”.

 

Acesse o livro de atas do evento.

Veja mais fotos na página do III CIEEMAT no Facebook.

Fim do conteúdo da página