Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divisão de Apoio Pedagógico (DIAPE)
Início do conteúdo da página

Divisão de Apoio Pedagógico (DIAPE)

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 18h57 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2024, 21h37 | Acessos: 923

A Divisão de Apoio Pedagógico (DIAPE) possui uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, assistente social e psicóloga que realizam o trabalho de Orientação Educacional e de Atendimento Psicossocial dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

O Acompanhamento Educacional visa identificar os fatores que podem influenciar nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, bem como buscar possibilidades para que o processo do desenvolvimento de ensino-aprendizagem ocorra satisfatoriamente.

O Serviço Social promove a efetivação de direitos, podendo auxiliar nos casos de vulnerabilidade social, infrequência escolar e evasão, atuando na garantia da proteção integral dos adolescentes.

O trabalho da Psicologia Escolar consiste em ações de psicoeducação, na facilitação da comunicação e diálogo dos diversos atores da comunidade escolar e no suporte a problemas psicossociais e psicopedagógicos. Envolve ainda a escuta e o acolhimento das demandas psicológicas dos discentes, realizando o encaminhamento aos serviços de psicologia clínica, quando necessário.

Dentre as atuações do setor, destacam-se:

  • Orientação, acompanhamento e aconselhamento escolar dos alunos de modo particular ou em grupo, quanto às necessidades, condicionantes e determinantes do processo ensino-aprendizagem;
  • Auxílio no planejamento de estudos e na recuperação escolar, identificando as possíveis variáveis que comprometem o desenvolvimento pleno dos estudantes;
  • Análise do rendimento e da frequência escolar;
  • Identificação das causas de desistência, não-frequência e evasão;
  • Realização de rodas de conversa sobre temas pertinentes à vivência dos alunos;
  • Organização, elaboração e execução de ações, pesquisas e projetos de caráter preventivo-institucional;
  • Encaminhamento para outros setores / serviços/ instituições, quando necessário;
  • Atendimento aos responsáveis visando estabelecer parceria entre a escola e a família em prol da formação efetiva dos educandos.

Nossos contatos:

- Telefones: (21)2566-3157 ou (21)2566-3027

- E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

* Os atendimentos aos responsáveis precisam ser agendados previamente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página