Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ discute prevenção e combate ao assédio em reunião com comitê interministerial
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ discute prevenção e combate ao assédio em reunião com comitê interministerial

Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 12h08 | Última atualização em Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 13h12 | Acessos: 59

Direção-Geral do Cefet/RJ em reunião com representantes de ministérios e de órgãos federais no Palácio da Fazenda (RJ)

Nessa segunda-feira (15), a Direção-Geral do Cefet/RJ reuniu-se com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e do Comitê Gestor do Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal (PFPEAD). O encontro ocorreu na sede da Superintendência Regional de Administração do MGI, no Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de membros da diretoria e de setores estratégicos do Cefet/RJ, além de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Mulheres.

O objetivo do encontro foi promover um momento de escuta das demandas imediatas do Cefet/RJ após os acontecimentos do dia 28 de novembro, contribuindo para o fortalecimento do planejamento institucional nos eixos de prevenção, acolhimento e enfrentamento de situações de conflito, além de subsidiar futuras ações do comitê e a criação de instrumentos de combate ao assédio no serviço público.

O diretor-geral, Mauricio Motta, agradeceu a solidariedade dos ministérios ao Cefet/RJ e ressaltou a importância de alinhar políticas de enfrentamento a medidas administrativas concretas, considerando as especificidades das instituições federais de ensino. Motta destacou ainda a necessidade urgente de recomposição do quadro de servidores em setores críticos. “Nós apoiamos e consideramos essenciais todas as políticas de combate à discriminação e de promoção do respeito à diversidade dentro da instituição, mas elas exigem investimento em infraestrutura e em força de trabalho para que possam ser efetivamente implementadas”, afirmou.

Diante desse contexto, a vice-diretora-geral, Gisele Vieira, ressaltou que a prevenção de conflitos está diretamente relacionada à redução da sobrecarga de trabalho e à melhoria das condições laborais dos servidores. A diretora de Ensino, Dayse Pastore, chamou atenção para a vulnerabilidade das mulheres em cargos de liderança no serviço público e para a necessidade de garantir a segurança e a autonomia no exercício dessas funções. Em complemento, a corregedora do Cefet/RJ, Andrezza Costa, destacou a importância de investimentos governamentais na instituição e da criação de protocolos de proteção às mulheres, especialmente àquelas que atuam na mediação de conflitos.

Durante a reunião, os servidores presentes também apontaram os desafios de gestão no atual contexto, como a preservação da saúde mental dos servidores, a manutenção das rotinas administrativas essenciais para a finalização do ano letivo de 2025, o acolhimento dos traumas da comunidade acadêmica, o suporte psicológico e pedagógico aos estudantes e o planejamento para o ano letivo de 2026.

No encerramento, o comitê gestor agradeceu os relatos detalhados e afirmou que vai analisar e sistematizar os dados apresentados, a partir da experiência do Cefet/RJ, além de promover novos encontros de apoio à instituição e de articular a interlocução com os diferentes ministérios.

Além da Direção-Geral, representaram o Cefet/RJ na reunião os diretores de Ensino, de Gestão Estratégica, de Administração e Planejamento, de Pesquisa e Pós-Graduação e a diretora substituta de Extensão. Estiveram presentes também chefes e representantes dos Departamentos de Ensino Médio e Técnico, de Ensino Superior e de Gestão de Pessoas, bem como da Assessoria de Comunicação, do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS), da Ouvidoria, da Corregedoria e do Conselho Diretor do Cefet/RJ.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página