Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do Cefet/RJ publica artigo em periódico de destaque internacional
Início do conteúdo da página

Aluno do Cefet/RJ publica artigo em periódico de destaque internacional

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2023, 16h36 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 14h21 | Acessos: 1021

Flavio Matias Damasceno de Carvalho, doutorando do curso de Engenharia de Produção e Sistemas no Cefet/RJ Unidade Maracanã, teve o seu artigo publicado no periódico Language Resources and Evaluation, de relevância internacional. A publicação é classificada como Qualis A1 na Plataforma Sucupira, o mais alto nível de conceituação da CAPES. O trabalho é resultado de sua dissertação de mestrado no programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Cefet/RJ, orientada pelo professor Gustavo Guedes.

Intitulado “Evaluation of the Brazilian Portuguese version of Linguistic Inquiry and Word Count 2015 (BP-LIWC2015)”, o artigo desenvolvido pelo estudante faz uma avaliação da versão em português do Brasil do dicionário Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC). A ferramenta realiza análise de linguagem, que pode ser aplicada em tarefas como reconhecimento de doenças mentais, afirmação de tendências de marketing, identificação de ameaças às condições sociais e econômicas e detecção de mentiras.

De acordo com Flavio, o artigo investiga, entre outras questões, se a versão 2015 em português do Brasil do dicionário LIWC apresenta melhorias consistentes em relação ao mesmo produto em inglês, desenvolvido em 2007, e também se há equivalência e diferenças significativas entre os dicionários brasileiros da mesma ferramenta. “Publicar um artigo na revista Language Resources and Evaluation é importante para contribuir com o avanço do conhecimento na área de processamento de linguagem natural”, destacou o aluno.   

Conforme o orientador da pesquisa, o artigo teve grande destaque por se tratar da validação do dicionário, considerando as diferenças culturais e linguísticas do Brasil. Ainda segundo ele, a validação é essencial para garantir resultados precisos e confiáveis em pesquisas que utilizam o LIWC. “Com esse trabalho, Flavio demonstra seu comprometimento e excelência na área de ciência da computação e psicolinguística, evidenciando sua relevante contribuição para o desenvolvimento científico do país”, finalizou o docente.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Pesquisa já havia obtido alcance nacional

Além de ter sido responsável pela criação, durante seu mestrado, da versão 2015 em português do Brasil do dicionário LIWC, essa não é a primeira vez que Flavio consegue repercutir um trabalho relacionado à sua dissertação. O estudante já havia publicado um artigo sobre o tema no Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (Brasnam). O evento foi realizado em Belém do Pará, em 2019.

registrado em:
Fim do conteúdo da página