Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Encontro entre instituições de ensino promove troca de experiências em inovação
Início do conteúdo da página

Encontro entre instituições de ensino promove troca de experiências em inovação

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 18h20 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 19h05 | Acessos: 891

Representantes de cinco instituições federais se reuniram para trocar informações e experiências em inovação

Na manhã desta quinta-feira (25), o Cefet/RJ sediou a abertura do primeiro encontro da Rede ANIRES (Arranjo de Agências e Núcleos de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo). Além dos diretores do Cefet/RJ, a iniciativa reúne representantes de outras quatro instituições federais com o objetivo de promover a troca de informações e experiências na área. O evento foi realizado no Auditório 5 da Unidade Maracanã e terá continuidade até sexta-feira (26).

O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, saudou a presença dos convidados e ressaltou a importância de as instituições compartilharem expertise em inovação, algo que é tendência na sociedade. Motta também citou a tradição do Cefet/RJ em produzir ciência e ultrapassar os muros da escola: “Por meio de conhecimento desenvolvido dentro da instituição, em trabalhos acadêmicos, já foi possível contribuir para procedimentos de empresas de grande porte, como a Petrobras. Esse é apenas um exemplo que mostra o nosso potencial e comprometimento”, destacou.

 

Diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta (ao centro), participou da mesa de abertura do primeiro encontro da Rede ANIRES

A chefe do Departamento de Pesquisa (DEPEQ), Claudia Barucke, explicou que o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Cefet/RJ tem por finalidade disseminar a cultura e dar suporte a pesquisadores e docentes da instituição sobre patente e propriedade intelectual. Segundo ela, atualmente, bolsistas do Cefet/RJ e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) estão trabalhando em conjunto para desenvolver jogos eletrônicos e outras formas atrativas para difundir esse tema, tão importante para a instituição.

– É fundamental que o Cefet/RJ não só contribua para o aprendizado dos seus alunos, mas também encontre mecanismos para transformar as ideias e produtos desenvolvidos no processo educativo em ativos que possam colaborar com a sociedade e até com o mercado. Conhecer as experiências das instituições parceiras em suas agências de inovação irá beneficiar as ações que desenvolvemos aqui dentro do nosso núcleo – explicou Barucke.

A reunião também teve a presença da vice-diretora, Gisele Vieira, e do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, além de representantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que formam, a Rede ANIRES. O projeto de unir as instituições nessa iniciativa foi elaborado e aprovado no âmbito do Edital nº 076/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e visa ao fortalecimento de núcleos e agências de inovação das instituições da rede federal.

Confira as fotos do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página