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Catálogo de Serviços

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 21h43 | Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 18h59 | Acessos: 63036

Sistemas Corporativos

Os sistemas corporativos são sistemas informatizados que auxiliam nas atividades de gestão administrativa e acadêmica do Cefet/RJ. Estes abrangem módulos e sistemas integrados que compartilham dados e produzem informações a partir da base de dados corporativa, proporcionando mais transparência, eficiência e confiabilidade. Os sistemas corporativos do Cefet/RJ são:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Portais

Os portais do Cefet/RJ são canais de comunicação, onde são disponibilizados informações e aplicações da instituição e tem como objetivo facilitar a interação com o usuário.

 

 

 

 

Contas e acessos

O Sistema de registro é a identificação do usuário na rede de dados do Cefet/RJ. Esta conta permite o acesso a várias aplicações de forma integrada, como o e-mail, o acesso a rede sem fio e aos computadores do Cefet/RJ.

 

 

 

 

E-mail institucional

O E-mail Institucional é um endereço de correio eletrônico institucional pessoal (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e corporativo (endereço do setor ou evento), com domínio do Cefet/RJ. Por meio desta conta o usuário obtém acesso a diversos serviços Microsoft, como por exemplo, Office Online, armazenamento no Onedrive, entre outros.

 

 

 

 

Equipamentos e softwares

O DTINF presta o serviço de suporte à manutenção de equipamentos (Desktops, notebooks e impressoras) pertencentes ao parque tecnológico do Cefet/RJ e instalação de Softwares autorizados pelo DTINF.

 

 

 

 

Redes e telefonia

O serviço de Administração de Rede Local de dados tem por finalidade executar procedimentos essenciais com vistas a garantir a disponibilidade e o bom desempenho do ambiente operacional da Rede Local do Cefet/RJ e de seus usuários. O serviço de Telefonia, seja fixa, móvel ou VoIP, visa prover o suporte técnico a serviços de telefonia da instituição

 

 

 

 

 

 

 

 Apoio de TI a eventos

O serviço de Apoio de TI a Eventos é um acompanhamento técnico para realização de videoconferências nas salas disponíveis, com equipamento específico; criação e gerência de sala virtual com suporte a vídeo, áudio e chat, para realização de aulas, reuniões remotas e transmissão de eventos no Cefet/RJ (Mconf/RNP).


  

 

 

Armazenamento e Servidores

O serviço de virtualização de servidores e alocação de servidores físicos em racks, no ambiente do datacenter do Cefet/RJ, possibilita maior disponibilidade dos serviços prestados. O atendimento à solicitação está condicionado à disponibilidade dos recursos de elétrica,  refrigeração e espaço existentes no datacenter.


Colocation

 

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1. Sistemas  Corporativos

 

Os sistemas corporativos são sistemas informatizados que auxiliam nas atividades de gestão administrativa e acadêmica do Cefet/RJ. Estes abrangem módulos e sistemas integrados que compartilham dados e produzem informações a partir da base de dados corporativa, proporcionando mais transparência, eficiência e confiabilidade. Os sistemas corporativos do Cefet/RJ são:

 

1.1.  Sistema Acadêmico (Módulo acadêmico do SIE)

Descrição

O Módulo Acadêmico do SIE é  responsável pelo gerenciamento das atividades acadêmicas do Cefet/RJ. Ele compreende as modalidades de ensino presencial e a distância, nos níveis médio/técnico, graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) e gerencia o ciclo acadêmico desde o ingresso do aluno até o seu desligamento da instituição. O sistema SIE foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria e é mantido pela empresa AVMB, que fornece suporte técnico à instituição.

Clientes

  • Servidores de registro acadêmico;
  • Servidores do apoio pedagógico;
  • Coordenadores de curso;
  • Gestores de áreas acadêmicas.

 Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Primeiro acesso / 72h;
  • Alterar permissão / 120h;
  • Cadastrar e-mail / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.

 Documentação 

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1.2 Gestão de Pessoas (Módulo RH do SIE)

Descrição

O módulo de Recursos Humanos (RH) do SIE (Sistema de Informação para o Ensino) auxilia o Departamento de Recursos Humanos nos processos que integram a gestão administrativa da Instituição, contribuindo para atualização de dados. Com o objetivo de melhorar a eficiência e efetividade do desempenho das atividades administrativas.

Clientes

  • Servidores do Departamento de Recursos Humanos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Solicitar novo  relatório / 120h;
  • Comunicar problema / 168h.

Documentação

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1.3. Portal do Aluno

Descrição

O Portal do Aluno é uma aplicação desenvolvida para ambiente web que disponibiliza aos seus usuários as funcionalidades necessárias para acompanhamento online da vida acadêmica do aluno. Dentre as funcionalidades do portal do aluno elencam-se as seguintes:

  • Realização de matrículas online em disciplinas;
  • Visualização de notas, quadro de horários e frequência por disciplina;
  • Impressões de relatórios e declarações;
  • Visualização de notícias e comunicados.

O Portal do Aluno possui integração com módulos do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), atual Sistema Acadêmico desta instituição.  

Clientes

  • Alunos regularmente matriculados.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 48h;
  • Primeiro acesso / 48h;
  • Comunicar problema / 720h.

Documentação

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1.4. Portal do Professor

Descrição

O Portal do Professor é uma aplicação desenvolvida para ambiente web que disponibiliza aos seus usuários as funcionalidades necessárias para administração e divulgação de informações referentes a atividade docente, como por exemplo,   os respectivos cursos, disciplinas, e turmas nos quais os professores lecionam.

O Portal do Professor possui integração com módulos do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), atual Sistema Acadêmico desta instituição.

Além disso, o portal do professor oferece uma parte dedicada aos coordenadores de curso. As principais funcionalidades deste portal são as seguintes:

  

  • Emissão de Relatórios e Declarações;
  • Lançamento e Gerenciamento de Notas;
  • Consulta de Informações das turmas lecionadas ;
  • Visualização de notícias e comunicados no portal;
  • Administrar Liberação de Turmas e Lançamento Notas.

 

Clientes

  • Docentes com vínculo ativo;
  • Coordenadores de curso;
  • Gestores acadêmicos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 48h;
  • Primeiro acesso / 48h
  • Novo relatório / 120h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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1.5. Sistema de Biblioteca (SOPHIA)

Descrição

SOPHIA é um sistema de gestão de biblioteca usado pelas bibliotecas do Cefet//RJ para administrar todo o seu acervo e gerir o acesso da comunidade acadêmica (docentes, discentes e funcionários da instituição) ao seu conteúdo. Os acervos das bibliotecas podem ser consultados aqui.

O SOPHIA é um produto desenvolvido pela empresa PRIMA Software e foi adquirido em meados dos anos 2000.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Servidores das bibliotecas;
  • Alunos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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1.6. Questionários para Pesquisas

Descrição

O Questionário para Pesquisas é uma plataforma web que permite a coleta, o acompanhamento, o cruzamento estatístico e a retirada de relatórios com finalidade de pesquisas institucionais anuais e/ou ações pontuais. O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação do Cefet/RJ. Para prover esse serviço é utilizada a ferramenta LimeSurvey que é open source e gratuita.

A ferramenta facilita a coleta e exportação dos resultados para relatórios institucionais como alguns dos listados abaixo: 

  • CPA - Comissão Própria de Avaliação (acesse aqui);
  • Diretoria de Ensino/ Departamento do Médio e Técnico (DIREN/DEMET) - Avaliação de cursos integrados;
  • Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES) - Pesquisa de Egressos. 

Clientes

  • Diretoria de Ensino (DIREN);
  • Comissão Própria de Avaliação (CPA);
  • Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES). 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Primeiro acesso / 72h;
  • Recuperar senha / 72h;
  • Novo questionário online / 168h;
  • Comunicar problema / 72h.  

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1.7. Sistema de Avaliação de Desempenho On-line

Descrição

O Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) é uma plataforma web que foi criada para permitir o gerenciamento das avaliações de desempenho dos servidores técnicos administrativos com mais praticidade e eficiência. Das funções de grande importância do sistema estão: preenchimento online; acesso às avaliações anteriores; acompanhamento das avaliações pendentes; emissão de relatórios gerenciais.

A gestão desse serviço é de responsabilidade da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP) do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI) do DTINF é responsável pelo suporte técnico. 

Clientes

  • Divisão de Recursos Humanos - Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP).

 Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA) 

  • Comunicar problema / 240h.  

Documentação

 

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1.8. Sistema de Chamados

Descrição

O sistema de chamados é uma plataforma de atendimento ao cliente que centraliza as solicitações, esclarecimentos, reclamações e registros de problemas relacionados aos serviços fornecidos pela instituição à comunidade interna.

Esse serviço permite que os clientes possam registrar, atender e acompanhar as solicitações de seus próprios usuários. A cada solicitação é atribuído um número de chamado que pode ser usado para acompanhar o progresso do atendimento. A troca de mensagens entre cliente e provedor de serviços é realizada por e-mail.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).

Clientes

  • Diretorias;
  • Departamentos;
  • Coordenações. 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Manter cadastro de atendente / 72h;
  • Manter cadastro de tópico / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.
  • Solicitar utilização do sistema de chamados /  360h. 

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1.9. SUAP - Módulo de Processos e Documentos Eletrônicos

Descrição

O módulo de Processos e Documentos Eletrônicos do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), é responsável pela gestão eletrônica de processos administrativos e documentos oficiais dentro da instituição. Suas principais funções são: Criação e tramitação de processos eletrônicos, geração e assinatura de documentos, controle de documentos, andamento e histórico dos processos, automatização e padronização de documentos e acesso remoto. 

Clientes

  • Técnico-administrativos;
  • Docentes. 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 36h.

 Documentação

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1.10. SUAP - Módulo do Programa de Gestão e Desempenho 

Descrição

O Módulo do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do SUAP foi desenvolvido para gerenciar, de forma digital e integrada, as atividades e o desempenho dos servidores que aderiram ao PGD. Este módulo permite o planejamento, acompanhamento, registro e avaliação de atividades desempenhadas pelos servidores participantes do programa, garantindo a transparência, eficiência e controle institucional. 

Clientes

  • Técnico-administrativos;
  • Docentes EBTT.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Sistema de chamados / 36h;
  • Comunicar problema / 36h.

 Documentação

1.11. Diploma Digital 

Descrição

O Diploma Digital é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que estabelece a emissão de diplomas de graduação em formato exclusivamente digital nas instituições federais de ensino superior. Com validade jurídica garantida, ele é assinado digitalmente, possui QR Code para verificação de autenticidade e pode ser acessado online. A medida visa modernizar, agilizar e tornar mais seguro o processo de certificação acadêmica no Brasil.

 Clientes

  • Alunos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Acesso ao sistema / 72h;
  • Comunicar problema / 168h;

Documentação

 

1.12. SGC - Sistema de Gerenciamento de Concursos

Descrição

 O Sistema Gestor de Concurso (SGC) é um sistema de administração de processos seletivos que permite a gestão de forma digital. O SGC possibilita diversos mecanismos para atender os requisitos exigidos por cada edital e fica a cargo do agente definir sua configuração. É um sistema colaborativo que permite que diferentes agentes possam editar o mesmo edital. 

Clientes

  •  Técnico-administrativos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Análise de configuração / 72h;
  • Análise de código / 72h.

Documentação

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1.13. Sistema do Restaurante Estudantil

Descrição

 O sistema de restaurante estudantil realiza a integração automática dos dados acadêmicos — como matrículas, turnos e contraturnos — com as informações relativas à assistência estudantil, com o objetivo de atribuir permissões específicas de refeição a cada estudante.

Sua arquitetura é composta por um servidor central, incumbido da coleta e processamento dessas informações, a fim de gerar, de maneira automatizada, as permissões correspondentes. Os terminais de controle de acesso operam de forma autônoma em relação à rede e são responsáveis por verificar, no momento da refeição, o direito de cada aluno. Além disso, esses terminais registram o consumo das refeições e encaminham essas informações ao servidor central para fins de controle e gestão.

Clientes

  •   Técnico-administrativos;
  • Alunos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Acesso ao sistema / 72h.

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1.14. Sistema de Inscrição para bolsas de assistência estudantil 

Descrição

 O Sistema de inscrição foi desenvolvido com o objetivo de concatenar as informações socioeconômicas dos candidatos ao Programa de Auxílio ao Estudante (PAE) que atendam ao perfil indicado pela Política Nacional de Assistência Estudantil.

Clientes

  • Alunos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  •   Comunicar problema / 72h.

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1.15. Sistema Pé-de-Meia   

Descrição

A plataforma interna Pé-de-Meia foi desenvolvida com o propósito de permitir que os responsáveis designados acompanhem o envio das frequências e demais dados dos estudantes ao sistema Gestão Presente — plataforma oficial do governo responsável pela execução do programa Pé-de-Meia.
Adicionalmente, o sistema possibilita o acompanhamento das situações de elegibilidade dos alunos, com base no processamento dos dados realizados pela plataforma governamental. Assim, a solução promove maior transparência e disponibilidade das informações relacionadas ao programa. 

Clientes

  • Técnico-administrativos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  •   Acesso ao sistema / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.

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1.16. Sistema de Gestão de Tutoria   

Descrição

O Sistema de Gestão de Tutoria tem como objetivo viabilizar o acompanhamento individualizado de estudantes do ensino médio técnico, orientados por tutores designados.
Cada tutor possui acesso restrito às informações dos alunos sob sua responsabilidade, podendo consultar dados como disciplinas, notas e frequência escolar. Essa abordagem possibilita um monitoramento mais direcionado, favorecendo intervenções pedagógicas mais assertivas, sempre que necessário.

Clientes

  • Docentes.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  •   Acesso ao sistema / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.

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1.17. Sistema de Eleição   

Descrição

O Sistema de Eleição é uma plataforma digital desenvolvida para gerenciar e conduzir processos eleitorais de forma segura, transparente e eficiente. Ele permite a realização de eleições através da internet, com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). O sistema de votação online utiliza um software livre, dotado de segurança computacional para apuração eletrônica dos votos que são criptografados antes de serem enviados.

Clientes

  • Alunos;
  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  •   Restabelecer conexão / 72h;
  • Criar no container / 72h.

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1.18. Sistema de Ponto Eletrônico terminal   

Descrição

O sistema do ponto eletrônico permite o registro de entradas e saídas dos servidores do Cefet/RJ. Este módulo inclui o cadastro de terminais de ponto biométrico e permite a visualização de relatórios de frequência, além de registrar afastamentos e observações sobre o comparecimento ao trabalho. O sistema é utilizado para a gestão de registros de ponto e facilita a comunicação entre os servidores e a chefia imediata.

Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  •   Restabelecer conexão / 72h.

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2. Portais

Os portais do Cefet/RJ são canais de comunicação, onde são disponibilizados informações e aplicações da instituição e tem como objetivo facilitar a interação com o usuário.

2.1. Portal do Cefet/RJ

Descrição

O Portal do Cefet/RJ é o website da instituição, que representa sua presença na Internet e serve de veículo de contato com os alunos e a comunidade em geral.

O Portal do Cefet/RJ disponibiliza conteúdos acadêmicos de todos os níveis e materiais da área administrativa, além de disponibilizar o acesso aos serviços de e-mail, ao Portal do Professor e ao Portal do Aluno que são integrados ao Sistema de Informação Educacional.

Este portal foi totalmente reformulado para atender a Instrução Normativa nº 08, de 19 de dezembro de 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

 

Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos;
  • Alunos;
  • Público externo.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 72h;
  • Acesso para edição / 72h;
  • Criar nova área de publicação / 168h;
  • Comunicar link quebrado /  72h;
  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

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3.  Contas e Acessos

O RG Cefet/RJ é a identificação do usuário na rede de dados do Cefet/RJ. Esta conta permite o acesso a várias aplicações de forma integrada, como o e-mail, o acesso a rede sem fio, aos computadores do Cefet/RJ, além do acesso aos serviços Microsoft.

O sistema permite cadastrar e alterar a senha, além de fornecer um endereço de e-mail pessoal para realizar a recuperação do acesso sem a necessidade de abertura de chamados. O sistema utiliza autenticação centralizada por meio de LDAP (do inglês, Lightweight Directory Access Protocol), que é ideal para instituições que possuem uma rede em que existem vários serviços atuando e que necessitam de autenticação, como é o caso do Cefet/RJ. Esse método de autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, proporcionando um maior controle e segurança.

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3.1. Sistema de Registro

Descrição

O Sistema de Registro é um sistema web de gestão da identidade digital dos servidores e alunos do Cefet/RJ para acesso aos sistemas de informação institucionais. Para acessar a página do serviço, clique aqui. Através do uso desta ferramenta, é possível visualizar e editar o e-mail pessoal, redefinir a senha, acessar o e-mail institucional e acessar os sistemas cujas permissões contemplem seu usuário ou grupo a que pertence.

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ.

 

Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos;
  • Alunos.

 Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Problema com acesso à conta / 24h.

 Documentação

 

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4. E-mail Institucional

O E-mail Institucional é um endereço de correio eletrônico institucional pessoal (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e corporativo (endereço do setor ou evento), com domínio do Cefet/RJ. Por meio desta conta o usuário obtém acesso a diversos serviços Microsoft, podendo, inclusive, baixar/instalar o Microsoft Office (Categoria A3 Student) gratuitamente em seus dispositivos eletrônicos pessoais.

4.1. E-mail Institucional

Descrição

O e-mail institucional é um endereço eletrônico atribuído a um servidor, lotação ou evento. Essa ferramenta destina-se à troca de informações relacionadas ao Cefet/RJ de caráter estritamente profissional. Esse serviço tem como base a ferramenta de e-mail Outlook.com que é provido pela Microsoft como parte de seu pacote de serviços para a educação, Office 365 for Education. 

O tamanho padrão das caixas de correios dos usuários é de 100GB. Os grupos de trabalho pertencentes a lotações e a eventos devem ficar sob a responsabilidade do respectivo chefe da lotação ou responsável pelo evento. Esses grupos poderão ser compartilhadas com outros servidores.

Com o e-mail institucional da Microsoft, todos os usuários, sejam alunos, professores ou técnico-administrativos, obterão outros serviços associados, como o armazenamento em nuvem de 1TB pelo OneDrive e a utilização gratuita do Office on-line.

Clientes

  • Alunos;
  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

 Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Novo grupo de trabalho / 72h;
  • Alterar grupo de trabalho / 72h.

 

Documentação

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4.2. Conferência Remota – Microsoft Teams

Descrição

O Microsoft Teams configura-se como uma solução de comunicação e colaboração baseada em nuvem, desenvolvida pela Microsoft, que concentra múltiplas funcionalidades em uma única plataforma para otimizar a interação entre equipes.

 Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)
• Não se aplica.

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4.3. Compartilhamento de arquivos em nuvem - Microsoft OneDrive

Descrição

Este procedimento visa compartilhar (com todos os usuários do mesmo grupo) tenham acesso aos arquivos e pastas.
Para que o compartilhamento de arquivos seja utilizado, se faz necessário a utilização do e-mail institucional.

Clientes

• Alunos;
• Docentes;
• Técnico-administrativos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)
• Não se aplica

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5. Serviço de Envio de Arquivos - File Sender RNP 

Descrição

O serviço FileSender é um aplicativo da web de código aberto para enviar arquivos de qualquer tamanho, de forma rápida e segura. O remetente tem controle total sobre quem recebe e pode acessar os arquivos, e por qual período de tempo. Ele conta com instância do FileSender (www.filesender.org), desenvolvido para as necessidades da comunidade de ensino superior e pesquisa.

 Clientes

  • Alunos;
  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

 Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Não se aplica.

 Se você necessitar de outro tipo de auxílio, tente na página de ajuda do sistema ou acione diretamente a RNP por meio do endereço eletrônico “atendimento@rnp”.

Documentação

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6. Certificação Digital RNP - EduID 

Descrição

É uma solução de certificação digital voltada ao meio acadêmico — instituído pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) — que permite a emissão e uso de certificados digitais pessoais para alunos, professores e servidores de universidades e centros federados.

Clientes

  • Alunos;
  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Não se aplica.

Documentação

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7. Identificador Digital Único - Orcid RNP 

Descrição

O ORCID é um identificador digital único, gratuito e permanente, que diferencia um acadêmico/pesquisador de outro, e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos.

Clientes

  • Alunos;
  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

 Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Não se aplica. 

Documentação

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8. Conferência via Web RNP (Mconf)

 

Descrição

Esse serviço permite que pessoas, em localizações geograficamente distantes, participem de uma mesma reunião, simultaneamente, de forma que todos os participantes possam se encontrar face a face através da comunicação audiovisual em tempo real e dialogar entre si. Para consultar todos os detalhes sobre a prestação do serviço e as questões técnicas, acesse a Norma de Conferência via web. 

Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos. 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Agendar videoconferência / 48h;
  • Comunicar problema  / 48h.

 Documentação

 

9. Equipamentos e Softwares

 

O DTINF presta o serviço de suporte à manutenção de equipamentos (Desktops, notebooks e impressoras) pertencentes ao parque tecnológico do Cefet/RJ e instalação de softwares autorizados pelo DTINF, conforme o que foi estabelecido na Norma de serviço sobre o Uso dos Recursos Computacionais no Cefet/RJ.

 

9.1. Suporte ao Usuário (Service Desk)

Descrição

 O serviço de Suporte ao Usuário consiste no atendimento ao usuário para questões relacionadas aos computadores e periféricos da instituição.

Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos;
  • Terceirizados;
  • Estagiários ou bolsistas.

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)
● Instalar software / 48h;
● Instalar equipamento ou periférico / 72h;
● Instalar certificado digital / 48h;
● Compartilhar pasta na rede / 48h;
● Movimentar equipamento / 72h;
● Comunicar problema / 168h;
● Manutenção de laboratório de TI / A combinar.

Documentação
Perguntas frequentes.
 

 

10. Redes e Telefonia 

 O serviço de gerenciamento da rede local de dados e telefonia institucional tem como objetivo garantir a disponibilidade, o desempenho e a segurança da infraestrutura de comunicação do Cefet/RJ, assegurando conectividade estável e eficiente para os sistemas acadêmicos, administrativos e de pesquisa. Esse serviço abrange tanto a rede de dados, responsável pela gestão e manutenção dos recursos de conectividade, quanto os sistemas de comunicação por voz, englobando telefonia analógica, digital e IP (VoIP), com foco em disponibilidade, qualidade e integração entre as diversas unidades da instituição.

10.1. Conectividade de Rede

Descrição

O serviço de conectividade de rede tem por finalidade prover, manter e gerenciar a infraestrutura necessária para a comunicação de dados entre os dispositivos, sistemas e usuários da instituição. Este serviço assegura o acesso estável, seguro e contínuo à rede local (LAN) e à rede sem fio (Wi-Fi), bem como a integração com as redes externas, incluindo a internet e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

As atividades envolvem o monitoramento do desempenho da rede, o controle de tráfego, a configuração de equipamentos ativos (como switches, roteadores e pontos de acesso), e a implementação de políticas de segurança e qualidade de serviço (QoS). Também contempla o suporte técnico aos usuários para questões relacionadas à conectividade e a gestão de endereçamento IP.
O objetivo é garantir alta disponibilidade, desempenho e segurança nas comunicações de dados, permitindo o pleno funcionamento dos sistemas institucionais, serviços digitais e demais atividades acadêmicas e administrativas.

Clientes

● Docentes;
● Técnico-administrativos;
● Estagiários;
● Bolsistas;
● Monitores;
● Estudantes de mestrado e doutorado;
● Funcionários terceirizados.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

 

Documentação

 

 

 

 

 

 

 

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